sábado, fevereiro 12, 2022

Agora é oficial: Danilo Cabral é escolhido para disputar o Governo de Pernambuco pelo PSB

O governador Paulo Câmara bateu o martelo sobre o nome de Danilo Cabral para disputar o Governo do Estado nestas eleições - Reunião aconteceu no gabinete do Governador Paulo Câmara nesta sexta-feira (11) (Foto: Redes Sociais Paulo Câmara)

O deputado federal Danilo Cabral será o pré-candidato a governador do PSB e os ajustes para o anúncio oficial estão sendo definidos em reunião, realizada nesta sexta-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, veio pessoalmente a Pernambuco para se encontrar com o parlamentar, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife João Campos, e bater o martelo sobre os detalhes da apresentação da candidatura que ocorrerá nos próximos dias - cumprindo o prazo estipulado para este mês de fevereiro.

A escolha de Danilo Cabral, de 54 anos, reforça a tese do "perfil político", que ganhou força entre os socialistas desde o reiterado posicionamento do ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, de que não seria candidato a governador mesmo sendo o nome natural do partido. Dentro do PSB, a leitura que foi feita é que nestas eleições não caberia mais bancar um postulante desconhecido com características puramente técnicas, a exemplo da própria candidatura do governador Paulo Câmara, em 2014, e de Geraldo Julio, em 2012.

Primeiro porque há a ausência de uma liderança como o ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, durante a disputa presidencial em 2014. Outro ponto é que o foco da disputa eleitoral será derrotar o bolsonarismo e trabalhar para eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inclusive, Danilo já fez sinalizações importantes ao líder petista, afirmando em suas redes sociais, que "Pernambuco é Lula" e que "2022 será o ano em que iremos devolver o Brasil aos brasileiros".

O fato de o candidato ser uma liderança histórica e orgânica do partido, também chegou a ser defendido pelos aliados quem compõem a Frente Popular. Ex-líder do PSB na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral superou nomes como o do deputado federal Tadeu Alencar - que tinha preferência da família Campos para o pleito majoritário; e os secretários estaduais José Neto (Casa Civil) e Fernandha Batista (Infraestrutura).

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro, há 32 anos, Danilo já foi secretário estadual de Educação, das Cidades, e de Planejamento. Também já foi secretário de Administração da Prefeitura do Recife. É auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), assim como Paulo Câmara. Em seu mandato legislativo - nas eleições de 2018 ele recebeu 91.635 votos - uma das principais bandeiras levantadas por Cabral é a área da Educação, um dos setores elencado como vitrine nas gestões do PSB.

Em entrevista ao programa Cidade em Focos, da Rede Pernambuco de Rádios, conforme publicação do Blog de Jamildo, o presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, fez diversos elogios a Danilo Cabral. Segundo o dirigente, o parlamentar possui todas as credenciais para ser candidato, recordando a passagem do colega pela administração estadual. Outro ponto destacado por Guedes, foi a atuação do parlamentar na Câmara dos Deputados.

Harmonia

Sem dar detalhes, o governador Paulo Câmara registrou o encontro em suas redes sociais com uma foto que mostra o clima de descontração e harmonia da reunião. Essa simbologia é importante porque ocorre justamente em meio a diversas especulações feitas nos últimos dias, de que o nome de Danilo poderia ser retirado da disputa. Também reforça a questão de que o PSB primeiro vai apresentar quem será o cabeça da chapa majoritária, para em um segundo momento, discutir as vagas de vice e do Senado Federal.

"Recebi nesta sexta-feira, juntamente com o prefeito do Recife, João Campos e o deputado federal Danilo Cabral, o presidente nacional do nosso partido, Carlos Siqueira. Boa conversa sobre o PSB, Pernambuco e o Brasil", publicou Paulo Câmara.

Danilo Cabral também fez um registro, em suas redes sociais, declarando que o encontro foi uma "conversa boa sobre o futuro" e completou: "juntos iremos fazer mais por Pernambuco e pelo Brasil".

Por: Mirella Araújo
Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário