sábado, janeiro 15, 2022

Vereador morre em naufrágio durante embarcação de passeio

Vereador Ricardo Barbosa (PSDB) na Câmara de Vereadores de Caçador — Foto: Câmara de Vereador de Caçador/Divulgação

O vereador Ricardo de Moraes Barbosa (PSDB), de 46 anos, é um dos mortos no naufrágio de uma embarcação de passeio em Laguna, no Sul catarinense. Barbosa atuava na Câmara de Caçador, no Oeste do estado de Santa Catarina. Ele e um homem de 29 anos não sobreviveram após o acidente, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (14).

A identificação dele foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). Na embarcação que naufragou, havia sete homens, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Quatro deles foram resgatados com vida, dois morreram e um continuava desaparecido até a publicação desta notícia.



A Câmara Municipal de Caçador publicou uma nota oficial nas redes sociais, em que comunica "com pesar" a morte do vereador.

"Ricardo passava férias com familiares e amigos no sul do Estado e fazia um passeio de lancha, quando, infelizmente, a embarcação virou e acabou vitimando tanto vereador Ricardo quanto amigo Deyvid Fernandes", afirmou a Casa na nota.

Barbosa era o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Caçador e estava no primeiro mandato. Ele havia assumido como vereador na legislatura passada por quase dois anos na vaga do parlamentar Amarildo Tessaro, licenciado.

"Neste momento de profunda dor, a Câmara Municipal de Caçador, por meio de todos os vereadores, assessores e servidores, lamenta estas perdas irreparáveis. Ao mesmo tempo, rogamos a Deus que dê força e console os familiares e amigos que hoje choram suas partidas", disse a Câmara em nota.

Naufrágio

O naufrágio da embarcação ocorreu nos Molhes da Barra. A lancha afundou por volta das 15h. Três dos homens estavam agarrados na embarcação e foram retirados da água pelos bombeiros. Outro também foi resgatado com vida (veja lista abaixo).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, Barbosa e Deyvid Fernandes foram encontrados a 300 metros do local do náufrago e foram resgatados em grau elevado de afogamento. Eles foram levados até o trapiche, onde receberam atendimento, mas não resistiram e morreram no local.

Embarcação do Corpo de Bombeiros em busca do desaparecido de naufrágio em Laguna — Foto: Elvis Palma/Divulgação

O piloto da embarcação, um homem de 34 anos, foi resgatado com vida, assim como outros dois de 31 anos e um de 29 anos.

Com o anoitecer, os bombeiros encerraram as buscas pelo desaparecido, que tem 25 anos. A procura será retomada na manhã deste sábado (15).

O g1 entrou em contato com a Delegacia dos Portos de Laguna, Polícia Civil e Polícia Científica para saber se haverá investigação do acidente, e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

As causas do naufrágio e os nomes dos demais ocupantes da lancha não foram divulgados.

Cancelamento

Por conta do acidente, a Prefeitura de Laguna cancelou a inauguração do projeto Arena Verão, na orla do Mar Grosso.

"É um momento muito triste para a nossa cidade e a gente compadece com os familiares das vítimas deste acidente aqui com a embarcação que ocorreu nesta tarde", disse o prefeito Samir do Kilojao.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, se manifestou pelas redes sociais sobre o acidente e se solidarizou com os familiares (veja abaixo). O político tinha agenda de trabalho na cidade, onde iria fazer anúncios sobre investimentos, mas cancelou a viagem após testar positivo para Covid-19.


Governador Carlos Moisés se solidarizou com a família — Foto: Divulgação/ Redes sociais

Por Anaísa Catucci e Joana Caldas, g1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário