segunda-feira, dezembro 27, 2021

Barragem de Canapi/AL transborda e prefeitura emite nota de alerta

Prefeitura de Canapi emitiu alerta para risco de rompimento de barreira

A Prefeitura de Canapi informou à Gazetaweb, na tarde desta segunda-feira (27), que, até o momento, apenas uma residência foi invadida pelas águas da barragem, chegando apenas até a cozinha. Diante da situação, os moradores já estão sendo realocados. A cidade está em alerta desde a noite desse domingo (26), após a ocorrência de fortes chuvas em regiões do interior do estado.

Para evitar transtornos maiores, a prefeitura do município deu início ao monitoramento e referenciamento das famílias que moram nas proximidades da barragem, localizada no bairro Floriano Peixoto. O alerta foi emitido na noite desse domingo (26), após a ocorrência de fortes chuvas em regiões do interior do estado.


Segundo o prefeito de Canapi, Vinícius Lima, a situação da barragem segue sendo monitorada. "A secretaria de Assistência Social está mapeando as famílias que estão na área de risco e oferecendo o apoio para aqueles que desejam sair de suas residências, com veículos para fazer a mudança, cesta básica e, se necessário, abrigo temporário."

Ainda de acordo com Lima, a Defesa Civil, a Secretaria de Limpeza e a Secretaria de Assistência Social estão no local e seguem realizando os trabalhos cabíveis, notificando as casas em situação de risco e oferecendo apoio às famílias

Já a secretária de Assistência Social de Canapi, Maria Juliana Letícia, contou que, inicialmente, o referenciamento das famílias está sendo feito como forma de prevenção. "Diante de toda a realidade que estamos enfrentando no município, toda a aprevenção é importante. A equipe de Assistência Social está fazendo o referenciamento das famílias", disse.

A equipe está colhendo a identificação das pessoas, além da quantidade de moradores por casa cass, se há crianças, qual o público, se é homem ou mulher. "Estamos quantificando essas casas, para que, no caso de uma necessidade evacuação, que a gente quer acreditar que as chuvas vão dominuir e não vai ter a necessidade de evacuar essas famílias, mas a Assistência Social já vai ter isso documentado."

O alerta publicado nas redes sociais da prefeitura solicita que moradores de casas próximas à barragem na entrada da cidade e na saída para o Distrito de Negras, em Pernambuco, abandonaem as casas, pois há risco de deslizamento de terra.

"Pedimos aos moradores que residem nas proximidades do paredão da barragem da saída de Negras, que se desloquem das suas casas para uma área segura. Devido ao nível de chuva na região, alertamos para o risco de rompimento do paredão", diz o comunicado.

Por Gazeta Web







Nenhum comentário:

Postar um comentário