domingo, dezembro 19, 2021

Adolescentes da Funase participam de oficinas de artesanato na Fenearte

Iniciativa, conduzida por artesãs voluntárias, busca mostrar como ocorre o processo de produção dos itens artesanais disponibilizados no estande da instituição na feira (Foto: Divulgação)

Quem visita o estande da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) encontra não só os produtos confeccionados por socioeducandos, mas também acompanha como ocorre a produção desses itens nas unidades do sistema socioeducativo de Pernambuco. Adolescentes atendidos pela instituição, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), têm participado de oficinas de artesanato durante a feira.

Na sexta-feira (17), por exemplo, um socioeducando em internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, esteve na Fenearte e exercitou o processo de criação de bonecos em uma oficina de mamulengo, com condução da artesã Edjane Maria. Outra oficina promovida ao longo da semana foi a de Renda Renascença, realizada pela artesã Sil Selva e que contou com a participação de uma socioeducanda do Case Santa Luzia, no Recife.

Também foi registrada a participação da jovem Rebeca Alves, egressa da Funase. Ela esteve na oficina de xilogravura, ministrada pela artista Gabriela Carvalho. No estande da Funase, o público pode encontrar várias bolsas com desenhos feitos à mão por Rebeca quando ela ainda estava em atendimento na unidade de internação. “A Funase participa da Fenearte desde seu lançamento, há mais de 20 anos. É sempre uma oportunidade de os adolescentes mostrarem para o público o seu talento e de a sociedade abraçar o trabalho desenvolvido no sistema socioeducativo”, comenta a presidente da Funase, Nadja Alencar.

Todos os produtos artesanais disponibilizados no estande da Funase têm o Selo Libert’arte, lançado pelo Governo de Pernambuco em 2019 como forma de padronizar a identificação dos itens confeccionados dentro do sistema socioeducativo e de evidenciar o caráter social dessa iniciativa. Os visitantes da Fenearte podem encontrar o espaço da Funase no estande 574, situado na Rua 21 do pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, onde está ocorrendo o evento. A feira segue até este domingo, das 10h às 22h.

Superintendência de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude - SDSCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário