sábado, outubro 30, 2021

Bolsonaro “não tem mais meu coração”, diz Roberto Jefferson em carta

Jefferson está preso e disse se sentir abandonado por Bolsonaro...

O ex-presidente do PTB Roberto Jefferson escreveu da cadeia uma nova carta em que critica o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No documento, diz se sentir abandonado. Também chama o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de “satanista abominável”.

Jefferson teve a prisão preventiva decretada por Moraes em 13 de agosto por supostamente participar de uma organização criminosa criada para divulgar mentiras sobre ministros do Supremo e desestabilizar a democracia. Ele está em Bangu 8, no Rio de Janeiro. Em 24 de outubro, depois de ser internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do presídio, pediu licença da presidência do PTB.

“O Bolsonaro, PR [Presidente da República], é homem honrado, mas não recolhe feridos. Sequer demonstra solidariedade com seus combatentes. Fiz duas cartas para ele, nunca o PR mandou um cartão dizendo SAÚDE, MINHA SOLIDARIEDADE. Ao contrário, ele se distanciou de nós e manteve silêncio obsequioso”, diz trecho da carta - veja íntegra

“Até 7 de Setembro era meu candidato in pectore [do peito]. Hoje é candidato pelo alinhamento de ideias. Não tem mais meu coração. Tem o meu compromisso racional pelos credos Deus, Pátria e Família. Lutarei por ele, mas não darei a vida por ele. Qual acordo pode fazer um homem cristão e honrado com um satanista abominável como o Xandão [Alexandre de Moraes]? Deus não acorda com o Satanás”, prossegue.

Jefferson também critica o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). Diz que o político é a “Cristiane Brasil do presidente”. A ex-deputada Cristiane Brasil é a filha de Jefferson. Ela foi expulsa do PTB no começo do mês em uma tentativa de atrair Bolsonaro ao PTB....

Essa não é a 1ª vez que Jefferson culpa “forças satanistas”. Em agosto, disse que o Brasil ia bem durante a operação Lava Jato. “Até que forças satanistas, empalmadas pela sedução dos corruptores e dos comunistas, apascentou o ninho mórbido dos urubus.”.

Jefferson também já havia criticado Bolsonaro. Em carta publicada no começo da semana, disse que ele e Flávio estão viciados “nas facilidades do dinheiro público”....

PRISÃO

Jefferson foi preso preventivamente em 13 de agosto por ordem de Moraes. O magistrado atendeu a um pedido da PF. O político foi encaminhado ao presídio Bangu 8. No mesmo local estão detidos o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o “Dr. Jairinho”, preso por suspeita de matar o enteado Henry Borel, de 4 anos..

Em 25 de agosto, a PGR (Procuradoria Geral da República) enviou a Moraes uma denúncia contra o ex-deputado por supostamente impedir o livre exercício dos Poderes, incitado crimes contra a segurança nacional e homofobia.

A subprocuradora Lindôra Araújo, que assina a denúncia, diz que Jefferson “incentivou o povo brasileiro a invadir a sede do Senado Federal e a praticar vias de fato em desfavor dos senadores, especificamente dos que integram a CPI da Pandemia, com o intuito de tentar impedir o livre exercício do Poder Legislativo”.

A denúncia foi feita em inquérito aberto no STF para apurar a existência de suposta organização criminosa que atuaria para atacar instituições democráticas. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Ao começar a nova apuração, Moraes disse ter “fortes indícios da existência de uma organização criminosa voltada a promover diversas condutas para desestabilizar e, por que não, destruir os Poderes Legislativo e Judiciário a partir de uma insana lógica de prevalência absoluta de um único poder nas decisões do Estado”.

A investigação da PF mira núcleos de produção, publicação e financiamento de conteúdo “contra a democracia” semelhantes “àqueles identificados” no inquérito das fake news, que também está sob a relatoria de Moraes.

Por Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário