quinta-feira, julho 15, 2021

Governo de Pernambuco confirma dois primeiros casos da variante Delta, libera música ao vivo e amplia horário de bares e restaurantes


André Longo e Ana Paula Vilaça anunciaram a chegada da variante Delta ao estado e novidades do protocolo da Covid — Foto: Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco registrou, nesta quarta (14), os dois primeiros casos da variante delta do novo coronavírus em tripulantes filipinos de um navio cargueiro que está atracado no Porto do Recife. A informação foi confirmada pelo Governo de Pernambuco, em coletiva realizada pela internet. 

O governo também anunciou a ampliação em uma hora do horário de funcionamento de bares e restaurantes e a liberação da retomada da música ao vivo, a partir de 19 de julho.

De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, o governo está monitorando os 19 tripulantes do cargueiro Shoveler, de Chipre, e também os 27 profissionais de saúde que tiveram contato com os os filipinos.

No dia 5 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que nove dos 19 tripulantes da embarcação testaram positivo para Covid-19. Seis passam bem e estão isolados no navio. Três estão internados em um hospital particular do Recife.

Os dois pacientes que testaram positivo para a variante delta tem 25 e 48 anos. Eles estão em leito enfermaria e passam bem. Outro filipino está internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A embarcação veio da Suécia e iria para o Paraná com uma carga de malte. Ela está retida no Recife desde o dia 30 de junho por conta da suspeita de casos da Covid-19.





O secretário explicou que foi iniciado um processo de vigilância e monitoramento dos tripulantes e seus contatantes e disse que as amostras biológicas dos outros casos positivos não tinham um grau de virulência para sequenciamento genético, ou seja, não tinham capacidade de produzir efeitos graves ou fatais.


"Até agora uma profissional de saúde testou positivo para a Covid-19. Ela está assintomática, em isolamento domiciliar e iremos sequenciar as suas amostras. Seus contatantes próximos também estão sendo testados para Covid-19. Determinamos o monitoramento intensivo de todos ao redor desse caso", afirmou o secretário.

Após a confirmação da presença da variante indiana da Covid-19 no estado, o governo solicitou ao Ministério da Saúde o envio para Pernambuco de 420 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno. "Solicitamos o mesmo tratamento dispensado ao Maranhão após a confirmação de casos da variante delta", afirmou André Longo.

André Longo afirmou que os casos da variante delta identificados no estado são classificados como importados. "Não detectamos a transmissão local da delta em Pernambuco. Ao menos seis outros estados tiveram a introdução desta variante que preocupa por ter um maior potencial de contaminação e já há inclusive relato de transmissão comunitária em alguns estados", observou.

O secretário reforçou a importância do avanço na vacinação. "E precisamos fundamentalmente da vacinação completa, que protege mais da variante delta. Por isso, mais uma vez, faço o chamado para os que estiverem com segunda dose em atraso procurarem os seus municípios para concluir o esquema vacinal", frisou.

Atividades

A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, afirmou que os bares e restaurantes poderão ter apresentações musicais no estilo de voz e violão. No entanto, permanecem proibidas as danças e as aglomerações nos estabelecimentos.

Além disso, o governo autorizou a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes na Macrorregião I, que compreende o Grande Recife e partes das Zona da Mata e Agreste. Nessas áreas, os estabelecimentos poderão abrir até as 23h, nos fins de semana e feriados.

Nas Macrorregiões II, III e IV, que englobam as outras áreas do Agreste e Serão, as atividades podem ir até as 22h, nos fins de semana e feriados.

O governo também autorizou a ampliação da capacidade de eventos sociais, como batizados e casamentos. “Agora, eles podem ter 100 pessoas e 30% da capacidade do local, ou o que for menor”, afirmou a secretária.

Atraso de vacina

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que mais de 173,5 mil doses de vacina contra a Covid-19 estão em atraso. “São, na maioria, doses de AstraZeneca e Coronavac”, afirmou.

O gestor afirmou que entrou em contato com os municípios para solicitar buscas dessa população que precisa tomar a segunda dose.

“É preciso usar as equipes da atenção primária para encontrar essas pessoas. É necessário finalizar o esquema, até porque estamos com a possibilidade de entrada de uma nova variante, como a Delta”, afirmou.

Covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta, mais 2.145 casos da Covid-19 e 40 óbitos provocados pela infecção foram confirmados em Pernambuco. Com isso, o estado passou a totalizar 574.681 infectados pelo novo coronavírus e 18.206 mortes devido à infecção, números registrados desde março de 2020, no início da pandemia.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário