quinta-feira, junho 24, 2021

Pernambuco recebe primeira remessa de vacina da Janssen contra Covid e mais unidades de Coronavac

Doses de vacina da Janssen contra Covid-19 chegaram ao Recife nesta quinta-feira (24) — Foto: Elvys Lopes/TV Globo

Pernambuco recebeu, nessa quinta (24), o primeiro lote de vacinas da Janssen contra Covid-19. As cerca de 62.250 unidades do imunizante, que é de dose única, chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade, por volta das 11h. Também já estão no estado mais 117.800 unidades da Coronavac, para as duas doses.

O voo da Azul que trouxe a remessa de vacina na Janssen partiu de Guarulhos (SP). Após serem desembarcadas, as doses seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização, na Zona Norte da capital.

As doses da Janssen são destinadas ao Recife e a cidades do Sertão onde há mais contaminação, segundo o governo estadual. O público alvo, no entanto, deve ser definido por cada uma das prefeituras.

Ainda de acordo com o governo, o imunizante será distribuído da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

Por meio de nota enviada pelo estado, a superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Ana Catarina de Melo, afirmou que Pernambuco recebeu metade do quantitativo da Janssen que havia sido definido, inicialmente, com o Ministério da Saúde.

Segundo ela, como as doses da Janssen serão enviadas para as maiores cidades, os demais municípios serão recompensados com mais unidades da Pfizer para darem continuidade aos seus programas de imunização.

Além das doses da Janssen, o governo do estado já enviou para a sede do Programa Estadual de Imunização as novas doses da Coronavac. Pernambuco também espera receber, nesta quinta, 94 mil doses da Pfizer.

As doses da Coronavac serão usadas para vacinar guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade.

O estado disse que os municípios também poderão dar seguimento à campanha em outros grupos ou por faixa etária, de acordo com a organização de cada um, já que muitas cidades já iniciaram a vacinação de alguns desses públicos.

Em nota, o secretário de Saúde, André Longo, disse que o município que usar todo o quantitativo da Coronavac como primeira dose vai gerar um déficit mais à frente.

Segundo ele, é preciso evitar que essa situação se repita. Os gestores, afirmou, devem manter uma organização e controle rígido de seus estoques para que a população possa completar seus esquemas vacinais.

Com essas entregas, Pernambuco totaliza mais de 5 milhões de doses recebidas. Foram, ao todo, 2.141.960 da Coronavac/Butantan; 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 338.130 da Pfizer/BioNTech; e 62.250 da Janssen.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário