quarta-feira, abril 28, 2021

Petrolina (PE): Câmara aprova título de cidadão petrolinense e Medalha Dom Malan ao empresário Aurélio Cavalcante, diretor da Central de Adubos, maior loja de produtos agropecuários do Vale do São Francisco


O empresário Aurélio Barros Cavalcante vai receber o título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan em Petrolina (PE). Os dois projetos de decreto legislativos de autoria de Aero Cruz (MDB), foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira (27).

Filho de pais petrolandenses, Aureliano mudou-se para o projeto de irrigação Bebedouro, em Petrolina (PE), com toda família ao completar seu primeiro ano de idade, em 1974. Logo após, a família foi para o projeto Mandacaru, no distrito de Juazeiro-BA. Ele é filho do senhor Antônio Cavalcante de Carvalho e Dona Eloína, ambos agricultores. Casado com Dianara Cavalcante, o empresário é pai de 2 filhos: Gabriel e Rafael

O primeiro empreendimento de Aureliano foi inaugurado em julho de 2010, em Juazeiro (BA). Em seguida, vieram as duas lojas da cidade de Petrolina e as demais unidades em Petrolândia, Irecê, João Dourado e a mais recente unidade em Itabaiana, Sergipe.

A Central de Adubos surgiu como uma empresa agrícola de conceito inovador especializada no comércio de adubos com atendimento especializado e gerando mais qualidade na produção, emprego e renda para o Vale do São Francisco.

As informações são do Blog de Edenevaldo Alves

(RE)VEJA TAMBÉM
Petrolândia: Aurélio Cavalcante, diretor da Central de Adubos, é entrevistado por Assis Ramalho no "Acordando com as Notícias" (ouça áudio)

A entrevista foi acompanhada por Cézar Cavalcante - gerente/sócio da Central de Adubos em Petrolândia


O diretor da Central de Adubos, Aurélio Cavalcante, foi entrevistado ao vivo pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã da última sexta-feira (25/08/2017), no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia (áudio disponível no final desta matéria).

Na entrevista, o empresário diretor da maior loja no ramo de agronegócio do Vale do São Francisco, com matriz em Juazeiro (BA), duas filiais em Petrolina e uma em Petrolândia, falou, entre outros temas, sobre os altos investimentos da empresa em busca de avanços tecnológicos para melhoria na produtividade da agricultura.

Em primeira mão, Aurélio afirmou que a mais nova filial da Central de Adubos será inaugurada no dia 9 de outubro em Irecê, na Bahia.

''Em primeira mão, quero dizer aos ouvintes da Web Rádio Petrolândia e aos leitores do Blog de Assis Ramalho que, no dia 9 de outubro, a gente vai estar inaugurando a nova filial da Central de Adubos em Irecê, na Bahia. Muitos dizem que Irecê é a região do feijão, mas Irecê é a região da beterraba, da cenoura, da cebola, do tomate, enfim, a fruticultura está começando a entrar forte lá", explicou o empresário.

Aurélio falou ainda sobre as constantes viagens que faz para fora do país, em busca de novas tecnologias.

"Agricultura é tecnologia pura e a Central de Adubos tem a preocupação de trazer para o produtor, tecnologia de primeiro mundo. O mercado muda muito, hoje ele está de um jeito, mas amanhã vai mudar. É pesquisa para se produzir mais, é pesquisa para usar menos recursos naturais, são várias pesquisas que a gente faz e eu gosto de viajar, porque a viagem ensina muito. Gosto de viajar, inclusive para outros países, para trazer para nossa região as novidades de lá, e também aprender com os costumes de cada país. Para que você tenha uma ideia, na época em que todos estavam falando da crise da água, eu fui visitar o Chile e lá a água é muito pouca. Lá, eles aproveitam, por exemplo, a água do orvalho da noite para aguar a planta. Você vai para Israel e lá eles tiram a água do Mar Morto, tiram o sal, levam essa água para consumo humano e o que sobra da água do banho, de lavar as mãos, lavar carro, ela entra em um ralo, vai para um depósito, tipo uma barragem, e essa água ainda vai para a agricultura. Eu fui para Mendonza, na Argentina, e lá eles têm água armazenada para cinco anos. Em Israel não tem água (doce), lá eles tiram a água do Mar Morto. Eles conseguem tirar todo o sal da água, deixa a água cristalina, disponibiliza para o consumo humano e o que sobra vai para a agricultura, gerando riqueza. Hoje, Israel é uma das potências mundiais em agricultura irrigada. Na Espanha tem muitas barragens que eles fazem esse processo com a água salgada, eles administram isso. Há poucos dias, eu conversava com um amigo e dizia que se (no Brasil) tivesse uma barragem no final do rio (São Francisco), além de produzir energia, você tinha a reserva de água doce que a gente está jogando no ralo (no mar). Então, com essas viagens, a gente traz pra cá novas tecnologias de irrigação, tecnologia de aplicação, tecnologia de adubação, enfim, traz o que há de mais novo, e todos estão se conscientizando, porque quando você usa a água de maneira correta, você não está somente economizando água. Você diminui a quantidade de doença, aumenta a produtividade, entre outras vantagens.

Entre vários outros assuntos relevante ao agronegócio, Aurélio também fala sobre seu carinho por Petrolândia, cidade de onde saiu com apenas 1 ano de idade, das lembranças da infância e do aprendizado com seus avós (Petro e Tereza) no sítio Mundo Novo. Humilde, diz que não imaginava chegar ao patamar em que a Central de Adubos chegou, em apenas sete anos. ''Agradeço todos os dias a Deus, porque eu não imaginava que a gente pudesse estar neste patamar em que estamos. Pela segunda vez, a gente foi destaque - por meio de pesquisa - na Revista Veja como empresa de credibilidade na região. Então, hoje a gente diz que a Central de Adubos é a maior empresa agrícola do Vale do São Francisco. Quando a gente fala que é a maior, é maior em todos os sentidos. Em quantidade de lojas, em quantidade de colaboradores, em quantidade de funcionários e maior em faturamento.

Escute a entrevista completa - de mais de uma hora de duração - aqui>Áudio entrevista Aurélio Cavalcante (25/08/17)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Cézar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário