terça-feira, março 16, 2021

Vereador e quatro ex-vereadores de municípios de SC morrem com Covid-19


O vereador Juninho Favero (PL), de 33 anos, presidente da Câmara de Vereadores de Ascurra, no Vale do Itajaí, morreu por complicações da Covid-19, no domingo (14). Ele estava internado em Timbó, na mesma região, desde o dia 24 de fevereiro.

Entre os dias 7 e 12 de março, quatro ex-vereadores de municípios catarinenses também morreram vítimas do coronavírus em Joinville, no Norte do estado, Laguna, no Sul, e Botuverá, no Vale. Veja quem são:


Vereador Juninho Favero (PL), de Ascurra, no Vale do Itajaí

Juninho Favero (PL) compartilhou informações do diagnóstico e da internação após um quadro de falta de ar, pressão alta e febre. A publicação nas redes sociais foi registrada no dia 24 de fevereiro.

Conforme relato do vereador, ele procurou a unidade de saúde após a piora dos sintomas e teve diagnóstico de que 50% do pulmão estava comprometido. "Amigos, a Covid-19 não está de brincadeira", disse.


Nos últimos dias, familiares do vereador relataram nas redes sociais a piora no estado de saúde dele. Favero chegou a ser entubado, mas não resistiu e morreu.

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito de Ascurra lamentou a morte do vereador e decretou luto oficial no município por três dias.

"Presidente da Câmara de Vereadores, jovem e cheio de sonhos. Um querido e combatente companheiro de trabalho. Dias antes de dar entrada no Hospital, Juninho esteve comigo definindo as ações prioritárias da cidade. Não se cansava em buscar recursos e novos projetos para Ascurra. Dividíamos, quase que diariamente, nossas angústias e desejos", disse o prefeito do município, Arão Josino.

Ex-vereador Ralf Milbradt, de Joinville, no Norte catarinense

Ex-vereador Ralf Milbradt morre de Covid-19 em Joinville — Foto: Arquivo pessoal
O ex-vereador de Joinville Ralf Milbradt morreu aos 79 anos na sexta-feira (12). Ele estava internado em um hospital particular após contrair Covid-19.

Ralf foi vereador em Joinville entre 1970 e 1973. Ele havia entrado na vida política na juventude, em 1957, e atuou como secretário-geral e como presidente da União Joinvilense de Estudantes Secundaristas (Ujes).

Na época, conheceu Nilson Bender, que foi eleito prefeito de Joinville em 1966, e Ralf assumiu como chefe de gabinete. Depois, entre 1989 a 1992, foi secretário de finanças na gestão.

Além da vida política, foi um empreendedor. Ele ajudou na criação do atual Hotel Tannenhof e instalou o Sebrae em Joinville, na época sob o nome de Ceag. Nos últimos anos, havia atuado como representante comercial. Deixa a mulher e dois filhos.

Ex-vereador Luiz da Luz, de Joinville

Ex-vereador de Joinville, Luiz da Luz morre de Covid-19 — Foto: Sabrina Seidel/ CVJ

O ex-vereador Luiz da Luz, de 69 anos, também morreu por complicações da Covid-19 na tarde da última quarta-feira (10), em Joinville. Ele ocupou uma vaga na Câmara de Vereadores de 1997 até 2000, compondo a 13ª Legislatura.

Luiz se elegeu pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) em 1996, com 1.602 votos. Foi integrante das comissões de Legislação e Urbanismo durante o mandato. Antes de ser vereador, ele também trabalhou na Celesc. Em nota, a Câmara de Vereadores de Joinville lamentou a morte do ex-parlamentar.

Ex-vereador Luiz Felipe Remor, de Laguna, no Sul catarinense

Ex-vereador (suplente) e ex-secretário de Saúde e ex-secretário de estado Regional, Luis Felipe Remor — Foto: Câmara de Vereadores de Laguna/ Divulgação

O ex-vereador (suplente), ex-secretário de Saúde e ex-secretário de estado Regional, Luiz Felipe Remor, de 58 anos, morreu no dia 7 de março por complicações da Covid-19.

Remor estava internado na UTI do Hospital de Laguna. A Câmara Municipal de Laguna emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do político.


Ex-vereador José Ângelo Tachini, de Botuverá, no Vale do Itajaí


Ex-vereador de Botuverá José Angelo Tachini morreu com Covid-19 — Foto: Reprodução/ Redes sociais

O ex-vereador José Ângelo Tachini, popular Nego, morreu aos 64 anos, em decorrência da Covid-19, no dia 7 de março. Foi vereador na Legislatura de 1983 a 1988.

Segundo a Câmara Municipal de Botuverá, ele testou positivo para o novo coronavírus no dia no dia 6 de janeiro e estava internado no Imigrantes Hospital e Maternidade desde o dia 18 de janeiro. No dia 22 foi transferido para a UTI.

Por G1 SC e NSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário