quinta-feira, março 25, 2021

Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de PE inicia cadastramento de escolas da zona rural para a construção de cisternas



A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), deu início ao cadastramento de escolas da zona rural para a construção de cisternas. A previsão é que sejam implantadas 1.200 tecnologias sociais, nas unidades de ensino das localidades rurais onde tenham escolas sem acesso à água, em todo o Estado de Pernambuco.
O programa das cisternas nas escolas é uma ação que tem como objetivo proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural em localidades com dificuldades de acesso à água. A meta é universalizar o acesso à água, através da construção de cisternas escolares em todas as escolas rurais do Estado.

O levantamento, que será realizado com a solicitação de apoio aos municípios para ter um panorama da real necessidade de construção dos equipamentos, integra um convênio a ser firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Cidadania. Os recursos para o programa serão provenientes do Fundo dos direitos difusos e do BNDES.

No programa, a tecnologia social implementada será a cisterna de placas de cimento, com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água, com captação da água da chuva a partir do telhado da escola. A água captada supre as necessidades da escola - beber e cozinhar – por um período de até 8 meses.

“Assim como nas outras tecnologias sociais instituídas pelo programa, a participação da comunidade é essencial para o sucesso da ação. Dessa forma, serão realizadas formações dos professores e alunos para a gestão da água, práticas de convivência e educação contextualizada”, afirmou o secretário executivo de agricultura familiar, Humberto Arraes. Além da implementação da tecnologia e da realização dos processos de formação, serão realizadas, se necessário, melhorias das estruturas de captação e distribuição da água junto à unidade

Imprensa Agricultura PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário