terça-feira, agosto 11, 2020

Sobradinho está com 77% de seu volume útil


O reservatório de Sobradinho (BA) está com volume útil de 77% e, embora atualmente a Bacia Hidrográfica do São Francisco esteja em seu período seco, a expectativa é de que a partir de novembro as chuvas recomecem e o lago continue na situação confortável para o uso múltiplo das águas. Foram as palavras do diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista, hoje (11/08) no Programa de Carlos Britto, na Rádio Rural FM, de Petrolina (PE).

“As chuvas, durante o último período úmido, foram muito favoráveis e a Operação da Chesf, com o apoio de todos os órgãos envolvidos na questão hídrica, foi fundamental para manter as condições do Reservatório para o uso da sociedade. A geração de energia foi atendida por outros meios no período da seca”, declarou.

Ele acrescentou que é muito comum a população perguntar à Chesf “por que não segurar toda a água em Sobradinho?”. O diretor esclareceu que estamos agora no período sem chuvas, o rio tem que seguir seu percurso e, ao mesmo tempo, a Companhia faz uma Operação no sentido de esperar as chuvas que virão, pois o Reservatório tanto guarda água no período da seca, como tem que ter capacidade para evitar grandes inundações no período das chuvas.

“Temos que prever o que chamamos de volume de espera. Deixar o reservatório num nível que espere novas chuvas”, explicou.

HIDRELÉTRICAS
O desempenho operacional das usinas hidrelétricas da Chesf também foi tema da entrevista. O diretor destacou que a Companhia alcançou as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, dessa forma, conseguiu aumentar a receita de Geração (RAG), no reajuste tarifário.

“Essa é uma excelente notícia para a Chesf e para toda a sociedade por que demonstra que temos disponibilidade de geração de um parque a baixo custo, oferecendo energia limpa e barata”, destacou João Henrique Franklin.

Ele afirmou que a Chesf, com seus 72 anos de existência, é uma empresa com instalações antigas, com investimentos já amortizados. A empresa vem desenvolvendo ações de investimentos em melhorias e modernizações para oferecer o melhor serviço.

CONTINGÊNCIA
Durante o programa transmitido em rádio e pela internet, o diretor também foi questionado sobre a ação realizada no início deste mês, em Sobradinho, com as defesas civis estaduais de Pernambuco e Bahia, além de representantes de vários municípios desses dois Estados, incluindo de Petrolina e Juazeiro da Bahia. O objetivo foi apoiar as defesas civis no trabalho de elaboração dos Planos de Contingência, exigidos pela Lei de Segurança de Barragens.

“As barragens de hidrelétricas são bastante seguras e são monitoradas constantemente por equipes especializadas de Segurança de Barragem. Os Planos de Contingência são importantes para que todos estejamos cumprindo as determinações legais e preparados para casos que esperamos que nunca venham a ocorrer”, disse.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário