sexta-feira, julho 24, 2020

Petrolina/Serra Talhada: Paulo Câmara desembarcará no Sertão neste sábado para implementar três novas estruturas de saúde


Governador Paulo Câmara - Foto/arquivo: Lúcia Xavier/BlogAR

Neste sábado (25), o governador do estado, Paulo Câmara, visitará o Sertão para implementar três novas estruturas de saúde. Sertão colocados em operação 258 leitos para o atendimento de pacientes com a Covid-19. Além dos hospitais de campanha de Serra Talhada e Petrolina, será inaugurada a primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos, também em Serra Talhada, com 30 leitos de UTI.
André Longo comentou, durante a coletiva de imprensa, o último boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apresenta um panorama epidemiológico da pandemia nos estados e regiões do país. Na análise sobre o indicador Leitos de UTI Covid-19, dedicados ao tratamento de pacientes graves, Pernambuco ocupa a segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população.

Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5. "Nos últimos quatro meses, no maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história da saúde pública no estado, Pernambuco abriu quase 1,8 mil leitos, sendo 800 de UTI", pontuou o secretário estadual de Saúde.

A avaliação, baseada em diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), considera a totalidade de leitos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) no dia 13 de julho. Ainda segundo a Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 é sinalizadora de risco de colapso na capacidade do sistema de saúde para atender pacientes graves, frente à possibilidade de um aumento de casos. Atualmente, a ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública de Pernambuco está em 73%.

"As pessoas não têm a real noção da dificuldade que é abrir um leito, principalmente de UTI e em um tempo tão curto. É uma operação complexa, que exige de um lado rápida resposta para dotar a estrutura de equipamentos e insumos e, por outro, equipes altamente especializadas, com múltiplas especialidades e atuando em conjunto", afirmou André Longo.

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário