segunda-feira, julho 20, 2020

Em pesquisa, popularidade de Bolsonaro melhora e governadores perdem apoio


A última pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (20), mostra que o presidente Jair Bolsonaro está retomando, aos poucos, o nível de aprovação que tinha antes da pandemia do novo coronavírus. O índice de ótimo e bom, que chegou aos 25% em maio, voltou ao patamar de 30% que tinha em março e segue tendência de alta. A rejeição, que já foi de 50%, voltou a um patamar de 45%.

Ainda é muito ruim, não sustenta, nem com muita boa vontade, a ideia de que Bolsonaro seria um "líder popular", mas mostra que a crise do presidente, passível de impeachment nos últimos meses, bateu no fundo do poço e começou a subir.

Deixando de lado as vontades ideológicas que só enxergam como bom o que lhes agrada, essa estabilidade é positiva e deveria ser comemorada. Principalmente porque essa estabilidade diz respeito a um efeito menos danoso da crise econômica do que se esperava.

Politicamente, a pesquisa traz outro dado interessante, a boa popularidade dos governadores, que chegou a alcançar 44% de ótimo e bom entre março e abril, caiu para um patamar de 36%. A rejeição, que chegou a ser de 15%, já está em 25%.

Fato é que as operações da Polícia Federal por causa das compras atrapalhadas de equipamentos e materiais hospitalares durante a pandemia mostraram que, apesar de terem um discurso mais responsável, os gestores não souberam agir, ou agiram de má fé. E isso não ficou impune na avaliação dos entrevistados.

A reabertura confusa também contribuiu para isso. Depois de brigarem tanto com Bolsonaro e ganharem pontos com isso, muitos gestores, pressionados em seus estados, começaram a se render e abrir, mesmo com números ainda altos.

O resultado bom para o presidente veio num momento em que Bolsonaro parou de brigar com outros poderes e silenciou a ala ideológica do governo. A popularidade começou a melhorar também num momento em que ele deixa de criar polêmicas a partir de entrevistas diárias feitas no cercadinho, na entrada do Palácio da Alvaroda.

A lógica mostra que, calado e isolado, Bolsonaro agrada muito mais do que ativo e falando. Difícil esperar que o presidente atenda à lógica, visto que sofre de narcisismo exacerbado, mas seria muito positivo para a relação com o Congresso e para as necessárias reformas na agenda, que ele se contivesse.

Deixa passar a covid-19 pra descobrir o que vai acontecer.

Igor Maciel/JC

2 comentários:

  1. Esse Assis Ramalho já deveria ter percebido que não estamos interessados em suas opiniões pessoais em relação ao Presidente Jair Bolsonaro, meu amigo faça apenas sua parte de passar a notícia não pense que somos gados e vamos nos deixar influenciar pelo que vc pensa que é verdade!
    Nós queremos apenas notícias imparciais e claras!

    ResponderExcluir
  2. Fiz um comentário agora a pouco, mas pelo que percebi acabei tecendo um comentário dirigido a pessoa errada.
    Salvo engano seria para esse Igor Maciel, mas também pelo visto não será aprovado já que existe essa prerrogativa de antes tem que ser aprovado ou seja, só postam o que passam pelas suas censuras, em outras palavras só os que lhe agradam.

    ResponderExcluir