sábado, maio 09, 2020

Apoiadores de Bolsonaro fazem manifestação na Esplanada dos Ministérios


Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestam na Esplanada dos Ministérios na manhã deste sábado (9/5). O tom do protesto é crítico a governantes, à imprensa e ao Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente. 

Os manifestantes iniciaram uma carreata na altura do Museu Nacional, puxada por um caminhão militar e um trio elétrico. Por volta das 10h30, os veículos iam até a Biblioteca Nacional. Organizadores falam em mais de 10 mil carros.

Na calçada do Museu Nacional, um grupo de cerca de 100 pessoas se aglomera fora dos carros. Manifestantes sem máscaras são maioria, mas também são vistas proteções faciais com a bandeira do Brasil e com estampas militares.

No trio elétrico, organizadores e participantes gritam palavras de ordem. Os protestos mesclam apoio ao presidente e indignação contra parlamentares, ministros, jornalistas e especialistas em saúde pública.

A última manifestação semelhante foi marcada por críticas aos poderes democráticos, tema que começou a ser ponderado neste sábado. "Que fique claro para a imprensa porca, não queremos derrubar o STF, queremos derrubar os 11 ministros", disse um homem que não se identicou.

Mesmo com as aglomerações não sendo recomendadas, o presidente disse na última quinta-feira (07) que iria "cometer um crime" para reunir os convidados. O evento, segundo ele, contaria com cerca de 30 pessoas e ainda teria direito a uma partida de futebol.

"Estou cometendo um crime. Vou fazer um churrasco no sábado aqui em casa. Vamos bater um papo, quem sabe uma peladinha, alguns ministros, alguns servidores mais humildes que estão do meu lado", disse Bolsonaro à imprensa nesta quinta-feira (7/5), na entrada do Palácio do Alvorada.

Ainda segundo o chefe do Executivo, uma "vaquinha" também seria feita para custear as carnes. No entanto, bebidas alcoólicas não seriam permitidas, comentou. "Vai ter vaquinha de R$ 70. Não terá bebida alcoólica, se não, a primeira-dama coloca todo mundo para correr”, disse.

Ontem (09), após polêmica provocada pelo assunto, Bolsonaro ironizou a imprensa sobre o churrasco que prometeu fazer neste sábado (9/5) no Palácio da Alvorada e disse a apoiadores que colocaria "pra dentro" da residência qualquer um que comparecesse ao Alvorada hoje. Em tom sarcástico, Bolsonaro falou que receberia "mais ou menos 3 mil pessoas".

Em determinado momento, um dos eleitores de Bolsonaro pediu que fosse convidado ao churrasco. A partir daí, Bolsonaro começou a brincar sobre o tema.

"Só vou convidar imprensa. Já tem 180 convidados", respondeu Bolsonaro. Com os risos da claque, ele continuou: "210 convidados já tem". Ao cumprimentar mais apoiadores, o presidente voltou a aumentar a quantidade de convidados. "Deve dar 500 pessoas o churrasco amanhã. 700 pessoas confirmaram", ironizou.

Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde registrou, até as 19h desta sexta-feira (8), 145.328 casos da doença em todo o Brasil e 9.897 óbitos provocados pelo vírus.

Por Correio Brziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário