domingo, julho 21, 2019

Alcione, general e políticos criticam fala de Bolsonaro sobre ''paraíbas''


A fala do presidente Jair Bolsonaro, na qual se referiu aos governadores do Nordeste como "governadores de paraíba", na última sexta-feira (19/7), continuou sendo motivo de protestos neste sábado (20/7). E as críticas vieram de pessoas com perfis bem diferentes, de generais a artistas, passando, evidentemente, por políticos nordestinos. A polêmica também fez com que o termo "orgulho do Nordeste" se tornasse o mais comentado do Twitter.

No começo da tarde, a cantora Alcione postou um vídeo no Instagram no qual exige respeito ao Nordeste e ao Maranhão, estado governado por Flávio Dino (PCdoB), apontado por Bolsonaro, na conversa com o ministro Onyx Lorenzoni, como "o pior deles".

A fala de Alcione foi acompanhada de um texto que tem praticamente o mesmo conteúdo do que a artista diz: "Presidente Bolsonaro, eu não votei no senhor e não me arrependo. Eu sou uma brasileira que não torço contra o governo, não sou burra. Eu sei que se torcer contra, estou torcendo contra o meu país. Agora meu pai sempre me dizia, que meu avó já dizia para ele: “QUEM QUER RESPEITO, SE DÁ”. E o senhor não está se dando respeito. O senhor precisa respeitar o povo nordestino. RESPEITE O MARANHÃO. O senhor tem medo de facada, tem medo de tiro, mas o senhor precisa ter medo do pensamento. O pensamento é uma força. Pense em mais de 30 milhões de nordestinos pensando contra o senhor? Comece a nos respeitar. RESPEITE O POVO BRASILEIRO."

Da ala militar, a reprovação veio do general da reserva Luiz Rocha Paiva, que falou ao jornal Estado de S. Paulo. Paiva considerou o comentário de Bolsonaro "antipatriótico” e “incoerente”. "Tem que ter calma, mas mostrar pra ele o quanto perdeu com essa grosseria com que menosprezou uma região do Brasil e seus habitantes. Um comentário antipatriótico e incoerente para quem diz 'Brasil acima de tudo'", afirmou o general, que foi integrante da Comissão da verdade.

Ex-governador do Ceará e candidato à Presidência em 2018 pelo PDT, Ciro Gomes foi outro que se manifestou, chamando, no Twitter, Bolsonaro de Magda das Milícias, uma referência à personagem Magda, interpretada por Marisa Orth no programa Sai de baixo. "Cala a boca, 'Magda das milícias'! 'não existe fome no Brasil', 'vai privilegiar o filho', chama de 'Paraíba' toda uma região com mais 30 milhões de habitantes, ataca um dos melhores governadores e, irresponsavelmente, determina perseguição ao povo de um Estado...", escreveu.

Por Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário