sexta-feira, junho 07, 2019

Na Alepe, Isaltino Nascimento propõe debate sobre política federal de liberação de agrotóxicos

Deputado citou riscos desses produtos à saúde dos consumidores e prejuízos para exportações agrícolas brasileiras. Foto: Roberto Soares

O aumento no número de pesticidas registrados no Brasil preocupa o deputado Isaltino Nascimento (PSB) que, em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe, nessa quinta (6), solicitou um debate sobre o tema na Comissão de Saúde da Casa. O parlamentar destacou os riscos dos agrotóxicos à saúde dos consumidores e os prejuízos que a liberação indiscriminada desses produtos pode trazer para as exportações agrícolas brasileiras.

O deputado defende que a Alepe discuta formas de proteger o Estado da política federal. “É necessário que a gente debata essas medidas em âmbito estadual para pensar em maneiras de proteger a saúde dos pernambucanos e o comércio internacional de nossa produção agropecuária, já que países europeus vão deixar de importar produtos que contenham esses venenos”, afirmou.

“Além dos prejuízos econômicos, a medida preocupa principalmente porque traz riscos à qualidade de vida das pessoas. Estudos mostram que o contato com agrotóxicos pode acarretar câncer e doenças como mal de Parkinson”, observou. “No fundo, essa política de liberação só interessa a um setor: o que vende esses venenos”, avaliou o socialista.

Segundo Nascimento, levantamentos apontam que, apenas neste ano, 169 novos agrotóxicos tiveram uso autorizado no País. Ele registrou, ainda, a tramitação do Projeto de Lei n° 6299/2002 na Câmara Federal, que tenta flexibilizar a entrada desse tipo de produto químico no mercado brasileiro.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário