quarta-feira, janeiro 02, 2019

‘Exército e STF são fiadores da estabilidade’, diz Sérgio Moro


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, elogiou as forças armadas nesta quarta-feira (2) durante cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Justiça.“[O Exército é de] excelente qualidade, tem desempenhado um papel de fiador da estabilidade juntamente com o Supremo Tribunal Federal nos últimos anos”, disse.

A declaração foi uma saudação ao comandante do Exército, general Edson Luiz Pujol, ao ex-comandante, general Eduardo Villas Bôas, e ao presidente do STF, Dias Toffoli. Os  três estavam presentes no evento.

Uma comitiva de militares também participa da cerimônia. Moro nomeou para a Secretaria Nacional de Segurança Pública o general Guilherme Theophilo.

O paranaense é Ministro de Estado desde o dia 1º de janeiro, quando o presidente eleito Jair Bolsonaro assinou sua nomeação. O evento desta quarta simbólico e marca a passagem da gestão de Torquato Jardim para a do paranaense.

Também participaram o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, o ex-ministro da Justiça Torquato Jardim e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lammachia.

No discurso de posse, o novo ministro disse vai conversar com deputados e senadores para aprovar  um pacote de leis anticorrupção

Ele também afirmou que há um “remédio universal, embora nem sempre de fácil aceitação” para combater o crime.

“As medidas são a prisão de seus membros, isolamento das lideranças, identificação da estrutura e confisco de seus bens”, declarou.

Moro citou exemplos de outros países para validar suas sugestões:

“Não é uma tarefa impossível. Nos Estados Unidos, as famílias mafiosas, embora superpoderosas, foram desmanteladas pelo FBI e pelo departamento de Justiça a partir da década de 1980. Na Itália, a Cosa Nostra foi quebrada graças ao Ministério da Justiça, Ministério Publico e de magistrados.”

Além de Moro, foram transmitidos cargos para o diretor da Polícia Federal, Mauricio Valeixo, o secretário nacional de Segurança Publica, Guilherme Theophilo, o diretor do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Fabiano Bordignon, e a chefe da DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), Érika Marena, e para o secretário de Operações Especiais, Rossalvo Ferreira Francos.

Fonte: Poder360
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário