sábado, outubro 20, 2018

PF investigará policiais militares que denunciaram suspeita em urnas eletrônicas

Sargentos da PM-DF serão investigados por 'desordem eleitoral'. Em vídeo que circulou nas redes sociais, policiais disseram que urnas continham votos antes do início da votação.

A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito nesta sexta-feira (19) para investigar dois policiais militares de Brasília que denunciaram suspeitas em urnas eletrônicas.

Os dois sargentos da PM-DF serão investigados por suposta "desordem eleitoral". Isso porque, no último dia 7, primeiro turno da eleição, os dois policiais divulgaram um vídeo nas redes sociais.

Na gravação, afirmam terem sido procurados por um suposto funcionário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que teria relatado a eles que algumas urnas continham votos antes do início da votação.

De acordo com o artigo 296 do Código Eleitoral, "promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais" pode levar à detenção de até dois meses, além do pagamento de multa.


Ao G1, a Polícia Militar do Distrito Federal confirmou que os dois homens que aparecem na imagem são sargentos.

Segundo a PM, eles tentaram registrar boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil, mas o delegado de plantão encaminhou o caso para a Polícia Federal.

Confiabilidade das urnas

Convidada pelo governo para acompanhar as eleições deste ano, a Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou que as urnas eletrônicas são seguras.

Além disso, a presidente do TSE, Rosa Weber, fez um pronunciamento no último dia 6 afirmando que o sistema eletrônico garante que o processo seja "íntegro", "ágil" e "auditável".

"As urnas eletrônicas tem sido usadas há 22 anos nas eleições sem sequer um caso comprovado de fraude. Trata-se de instrumento concebido pela equipe técnica do TSE, aperfeiçoado ao longo do tempo, a partir inclusive de testes públicos de modo a garantir um processo integro, ágil e auditável", declarou Rosa Weber.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também já deu declarações para defender a integridade das urnas eletrônicas.

"Os sistemas são abertos à auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição. Também para Ministério Público e para a OAB", afirmou o ministro em setembro.

"Quem aqui acredita que a eleição, que a urna eletrônica, pode ser fraudada levante a mão", pediu o ministro num café da manhã com jornalistas. Ninguém se manifestou. "Cem por cento acreditam que não pode ser fraudada. Tem gente que acredita em Saci Pererê", afirmou.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário