domingo, julho 08, 2018

Quatro garotos já foram resgatados de caverna na Tailândia



Primeiros quatro garotos conseguiram fazer a travessia para saída de uma caverna na Tailândia onde estavam presos por duas semanas, segundo autoridades. Membros da equipe de resgate disseram que as crianças estão sendo encaminhadas para o hospital de campanha montado perto da caverna para passarem por exames - quatro deles já estão no principal hospital de Chiang Hai, na Tailândia. Populares acompanham em frente à unidade de saúde. Resgate contará com condições mais favoráveis para retirada.

Em entrevista coletiva, as informações são de que apenas quatro meninos foram resgatados até o momento.

A operação de resgate dos 12 meninos - entre 11 e 16 anos - e seu técnico (de 25 anos) presos em uma caverna inundada na Tailândia está em andamento. ​A ação teve início às 10h da manhã (horário local) e tem previsão de durar de três a quatro dias a partir deste domingo (8).

A única maneira de retirar o grupo de lá é navegando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu.

Especialistas no trabalho em cavernas consideram a operação como a última saída para o resgate, especialmente com pessoas não treinadas como os meninos. O caminho é particularmente complicado devido a passagens estreitas, cheias de curvas e inundadas.

Mas os líderes da equipe de resgate afirmam que as condições favoráveis, com tempo menos instável e nível das águas diminuindo, não deve durar.

Tempestades são esperadas para os próximos dias e, além disso, a queda dos níveis de oxigênio dentro da caverna também preocupa a equipe de resgate. Neste sábado (7), autoridades haviam anunciado que a melhor janela para começar a operação de resgate seria em três ou quatro dias, apesar de chuvas.

Para conseguir chegar até o fim do caminho, os meninos receberam aulas de mergulho e serão acompanhados, cada um, por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local. Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento.

Dezenas de mergulhadores chegaram à caverna de Tham Luang na manhã de domingo, e as autoridades montaram lonas bloqueando a área de operação.

Na noite deste sábado (8), jornalistas e familiares precisaram deixar a área ao redor da entrada da caverna e, segundo o jornal britânico The Guardian, a medida aconteceu para facilitar a operação de resgate.

Chuvas pesadas

Ainda segundo o The Guardian, uma chuva pesada aconteceu na manhã deste domingo (8). O tempo, entretanto, melhorou logo em seguida. Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, de 25 anos, ficaram presos no dia 23 de junho, quando foram visitar o local depois de um treino de futebol. Uma chuva forte começou e a água subiu no complexo de cavernas, bloqueando a saída.

Com isso, acabaram presos em uma área remota, que só pode ser acessada por mergulhadores. A Tailândia está entrando na temporada de chuvas das monções, que pode durar cerca de quatro meses. Inicialmente, chegou a se cogitar que os garotos esperassem dentro do local até que as monções chegassem ao fim.

Por: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário