domingo, dezembro 17, 2017

Prefeitura de Petrolina inicia ação de combate à poluição visual


Medida consiste na retirada de estruturas de publicidade não cadastradas junto ao município ou que prejudiquem a mobilidade urbana.

Dois balões e 13 outdoors retirados. Este foi o saldo do primeiro dia da ação de combate à poluição visual desenvolvida pela Prefeitura de Petrolina. A ideia é reduzir o número de estruturas de publicidade que estão posicionadas em locais perigosos, com problemas na estrutura ou que não estejam devidamente cadastradas junto ao Município. Atualmente, cerca de 260 placas estão catalogadas, mas a estimativa é que existam mais de 400 espalhadas por aí, prejudicando a mobilidade urbana. Por isso, o sábado (16) foi de muito trabalho para as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), que agiram em alguns pontos da região central da cidade.

O trabalho começou cedo, na Avenida Cardoso de Sá, nas proximidades do viaduto da ponte Presidente Dutra. Depois, o pessoal da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas passou pelas imediações da Biblioteca Municipal Cid de Carvalho e em seguida, pelo pátio do Centro de Convenções. Mais tarde, foi a vez de remover placas que estavam na Avenida Clementino Coelho e outdoors e totens localizados na região da rotatória do Monumento do Centenário de Petrolina, já na saída para o Recife. Por ali, uma surpresa: abelhas que estavam morando dentro de uma estrutura de placa abandonada atacaram as equipes da prefeitura. Ninguém se feriu. Bem perto, uma sequência de outdoors estava com a estrutura bem danificada por conta da ação de cupins e poderiam cair atingido pedestres e veículos que passam pela rotatória. Situações de risco que foram resolvidas diante da ação do poder público municipal.

As ações visam cumprir o que diz o Decreto Municipal 121/2017, que regulamenta as normas sobre anúncios e o ordenamento da publicidade no espaço urbano de Petrolina. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, explica a importância da operação. “Muito além de garantir o bem-estar estético da cidade, nós queremos cuidar da segurança das edificações e da população. Hoje, infelizmente é comum observarmos a presença de muitas placas no mesmo lugar, ou a colocação de estruturas que atrapalham pedestres e motoristas no trânsito ou ainda materiais que estão em péssimo estado de conservação. É uma situação que nós não podemos mais tolerar e por isso estamos agindo para cumprir a missão dada pelo prefeito Miguel Coelho de tornar Petrolina uma cidade cada vez mais bonita e melhor para viver”, destaca Carvalho. 

Texto: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina 
Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário