quarta-feira, outubro 18, 2017

Olimpíada Pernambucana de Física acontece nesta sexta (20)


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realiza na próxima sexta-feira (20) em todo o estado, a edição anual da Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF). O objetivo da competição é, além de promover a valorização do ensino da Física, revelar talentos para o futuro das inovações científicas na área, entre estudantes de ensino médio. 

Participam da OPEF 2017, 120 escolas entre públicas e privadas, em um total aproximado de 7 mil estudantes de ensino médio. As escolas estão localizadas nas cidades de Recife, Olinda, Caruaru, Petrolina, Fernando de Noronha, Exu, Macaparana, Garanhuns, Carpina, Limoeiro, Jupi, Vitória de Santo Antão, Bonito, Nazaré da Mata, belo Jardim, Barreiro, Paudalho, Timbaúba, Petrolina, Ouricuri, Goiana, Belém de Maria, Jucati, Lagoa dos Gatos, Araripina e mais 20 cidades. Cerca de 80 Escolas de Referência de Ensino Médio (EREMs), mantidas pela Secretaria Estadual de Educação, participam.

Somente dois estados do Brasil realizam olimpíadas estaduais de Física: São Paulo (OPF) e Pernambuco (OPEF), que agora promove sua segunda edição.

Os estudantes receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados que também serão entregues a professores, conforme a classificação em uma prova de 20 questões objetivas. A OPEF também é utilizada como preparação do estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que apresenta questões em mesmo formato, avaliando os conhecimentos na área de Física.

A Olimpíada, coordenada pelo IFPE, conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Instituto de Física da UFPE, CECINE-UFPE, Espaço Ciência, Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Associação de Professores de Física de Pernambuco (APROFISPE). A OPEF é inteiramente gratuita para estudantes, escolas e professores.

Ascom Reitoria IFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário