segunda-feira, setembro 12, 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia realiza ações do Setembro Amarelo


No último sábado, 10 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O movimento Setembro Amarelo é dedicado à prevenção ao suicídio em todo o planeta. Para promover o debate, a reflexão e a conscientização sobre o tema, ainda tido com tabu pela sociedade, a equipe do CAPS NOVA MENTE, em Petrolândia-PE, vai realizar durante todo este mês de setembro uma série de visitas e palestras. Confira o cronograma abaixo.

A rede de Saúde Mental de Petrolândia é composta pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), que tem uma rede de usuários cadastrados de mais de 100 pessoas. O CAPS Nova Mente está localizado na rua Maria das Dores Sobreira, nº 61, na Quadra 12, e funciona das 7h30 às 17h00, de segunda a sexta-feira. Se você conhece alguém ou precisa de ajuda, dirija-se ao CAPS. Será um imenso prazer acolhê-los.


Estatísticas

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano. 

O suicídio é geralmente um ato de extremo, evitável em 90% dos casos, segundo apontam especialistas. Não importa se o fator é social, psicológico ou genético, há meios de prevenir as tentativas de suicídio, atentando aos sintomas que antecedem a ação. É necessário tratar a doença mental, depressão, bipolaridade, consumo de álcool e drogas, eventos que costumam estar envolvidos nos casos de suicídio. 

Informações da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário