segunda-feira, agosto 29, 2016

No Sertão do São Francisco, Lucas Ramos prestigia festa dos vaqueiros e reúne-se com lideranças

Deputado participou de eventos nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Afrânio

O fim de semana foi de diversos compromissos para o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) na Região do São Francisco. Além de Petrolina e Afrânio, o parlamentar conferiu de perto a 56ª Edição da Festa dos Vaqueiros de Jutaí, em Lagoa Grande, no sábado (27).

Sucesso de público, a festa em Lagoa Grande contou com a participação de amazonas da região mostrando a força da mulher sertaneja na prática da vaquejada. Além de Lucas Ramos, estiveram presentes o candidato a prefeito Vilmar Cappellaro (PMDB), os vereadores Ítalo de Vilma, Doutor de Iolanda e Edneuza Lafaiete, e os candidados a vereadores Nena Gato, Alvanir.

Jutaí é o cenário perfeito para a programação da Festa dos Vaqueiros, que durante dois dias, na sexta-feira (26) e no sábado, recebeu atrações culturais, feira de artesanato, missa e exposição de animais, além da tradicional pega de boi.

Mais cedo, ainda no sábado, o deputado participou de um café da manhã com o vereador Elismar Gonçalves e com produtores rurais do Distrito Irrigado Muquém, em Petrolina. O parlamentar teve a oportunidade de escutar as preocupações e as demandas da comunidade.

No Muquém, o Cadastro Ambiental Rural de cada propriedade já está sendo realizado. O maior desafio atualmente é recuperar as estradas que dão acesso ao projeto irrigado garantindo a segurança de quem trafega e o escoamento da produção agrícola.

No mesmo encontro, Lucas Ramos demonstrou seu apoio para a construção de uma cooperativa ou associação visando facilitar a comercialização de produtos para diminuir a participação de atravessadores na negociação das frutas.

A hora do almoço foi a oportunidade para um encontro com o candidato a vereador César Durando (PPL) na casa de Lula de Moço. Comerciante de Santa Maria da Boa Vista, orocoense de nascença, mas petrolinense de coração, Lula de Moço ouviu os projetos e propostas do futuro de Durando consolidando uma forte parceria para a capital do Sertão.

No domingo (28), ainda na companhia de César Durando e vários outros amigos, Lucas Ramos visitou o comunidade do Capim, também em Petrolina. No local, foram relembradas as histórias de luta em favor do povo do campo. O deputado ressaltou a importância da criação de oportunidades e do combate às injustiças sociais, da busca pela valorização da cultura sertaneja, da proteção do meio ambiente e da procura pela água para consumo humano e para produção agrícola, essencial para o desenvolvimento econômico e social da região.

"Essas são bandeiras que nós defendemos, lutamos, que hoje ponho em prática na Assembleia Legislativa de Pernambuco e que estarão presentes na Câmara de Vereadores de Petrolina por meio das ações de Cesar Durando", afirmou o parlamentar.

O roteiro de visitas foi encerrado no município de Afrânio, durante a tradional Festa do Tamarindo, no Distrito do Caboclo, onde teve este ano sua 12ª edição. Dessa vez, além de oferecer ao público sua reconhecida riqueza cultural e gastronômica, com a centenária produção de queijos e de doce de leite (que está em fase de certificação), o evento organizado por Cosme Cavalcanti contou com uma rodada de negócios voltada para chefs, cozinheiros e donos de restaurantes do Vale do São Francisco e produtores rurais. A iniciativa visa fortalecer o setor unindo as partes da cadeia gastronômica da região. A vereadora Marlene Perón e o ex-secretário municipal das Cidades de Petrolina, Marcelo Cavalcanti, também prestigiaram a festa.

Assessoria do deputado estadual Lucas Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário