segunda-feira, junho 06, 2016

Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai implantar projeto piloto de coleta seletiva


Na última sexta (03), Afogados comemorou o Dia Municipal da Consciência Ambiental. Apesar de não ser uma data ainda muito conhecida pela população, ela marcou o pontapé inicial para o projeto piloto de coleta seletiva que a Prefeitura irá implantar no município.

Denominado “Cidade Limpa”, o projeto tem por objetivo a implantação de ações estratégicas para a separação dos resíduos sólidos, atuando no centro, com a reciclagem do grande volume de lixo produzido pelo comércio do município, mas também nos bairros. A ação envolverá 22 agentes recicladores, grande parte oriunda do “lixão”, que receberam na última sexta, das mãos do Prefeito José Patriota, novos fardamentos e equipamentos de proteção.

Cada profissional recebeu um kit contendo calça, camisa, boné com abas protetoras, luvas, botas, crachás de identificação e garrafas para armazenamento de água. Antes da entrega, a servidora da assistência social, Lúcia Santos, serviu de "modelo" para testarmos a qualidade dos novos fardamentos e equipamentos de proteção.

A entrega ocorreu no Centro Comunitário do bairro Padre Pedro Pereira, e contou com as presenças da Secretária de Assistência Social, Joana Darc, dos vereadores Franklin Nazário, Igor Mariano, Luiz Besourão, Cicero Miguel, Zé Carlos, Augusto Martins e Pedro Raimundo.

“Os recicladores atuarão de segunda a sábado, no horário das 16h30 às 20h. Essa é uma ação conjunta, que envolve as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Infraestrutura e Saúde. Os moradores das demais localidades de Afogados poderão colocar os recicláveis em pontos estratégicos, as ilhas de coleta, como esquinas, ruas de menos, acesso para que facilite o trabalho dos agentes ambientais”, destacou Elias Silva, assessor da Prefeitura e um dos coordenadores da ação.

O Prefeito José Patriota lembrou que este é um projeto que conta com a parceria do Governo de Pernambuco, e que vai propiciar renda para as famílias dos recicladores. “Quando o saudoso Eduardo Campos ainda era governador conversei com ele várias vezes a possibilidade da instalação de uma Usina de Reciclagem, e hoje damos um grande passo para que isso se torne realidade. As famílias de todos os recicladores poderão contar com uma renda todo mês com esse trabalho, que será de suma importância para a população de Afogados”.

O lançamento oficial do Projeto “Cidade Limpa”, com o início imediato das atividades de coleta seletiva, será nesta segunda-feira (06), às 16h, na Praça Monsenhor Arruda Câmara.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário