terça-feira, maio 31, 2016

Operação da PF investiga fraudes no transporte escolar em municípios baianos


Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje (31) na Bahia, durante a Operação Transfolia da Polícia Federal (PF), que investiga crimes de fraude em licitações e desvios de verba pública, relacionados à contratação de empresas de transporte escolar na cidade de Itaberaba, no centro norte da Bahia, região da Chapada Diamantina.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram há um ano e meio e constataram que os integrantes do esquema forjavam as licitações públicas para beneficiar empresas ligadas a eles mesmos, além de gerarem despesas irregulares por meio de contratos emergenciais.

De acordo com as investigações, entre os anos de 2010 e 2015 as irregularidades geraram prejuízos aos cofres públicos que superam R$ 57 milhões.

Os nove mandados foram cumpridos em três cidades baianas: cinco em Itaberaba, três em Vitória da Conquista e um em Itapetinga, também na região Centro-Sul. Ao todo, 40 policiais federais cumpriram os mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Federal da Primeira Região, em Brasília.

Em Itaberaba, os policiais levaram objetos da sede da prefeitura e das residências de pessoas ligadas ao órgão e a empresas investigadas. Em Vitória da Conquista, os mandados foram cumpridos também em casas de empresários. Em Itapetinga, as buscas foram feitas em uma empresa.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário