sexta-feira, maio 13, 2016

Festa Literária Internacional do Ipojuca recebe inscrições de propostas culturais até domingo

Propostas culturais para convocatória do evento podem ser enviadas até o dia 15 de maio. 4ª edição contará com ampliação de atividades culturais (Foto: Divulgação)

Marcada para acontecer entre os dias 1º e 4 de setembro, a 4ª edição da FLIPO – Festa Literária Internacional do Ipojuca, segue até o próximo domingo (15), com o período de inscrições de sua Convocatória. Destinada a escritores, poetas, ensaístas, empreendedores culturais, críticos de arte e de literatura, artistas plásticos e visuais, a feira terá diversos atrativos envolvendo a ampliação de atividades como palestras, encontros, debates, saraus artísticos, shows cultuais e feira literária.

Para a seleção, as propostas culturais dos interessados, assim como a documentação exigida (currículo cultural do proponente, sinopse da atividade/palestra e, se for o caso, metodologia), sejam enviadas para o e-mail: flipo@camaracultural.com.br . Outras informações sobre a Convocatória podem ser obtidas no site: www.flipo.com.br.

Sobre o que o público pode esperar do evento este ano, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), entidade responsável pelo evento, o público irá se deparar nesta edição com diversos atrativos envolvendo a ampliação de suas atividades culturais. “A FLIPO 2016 vai agregar um conjunto de novidades, incluindo a FestFLIPO, com a realização de um pequeno festival de música dos anos 60 e 70 (o RockFLIPO), uma tenda específica para a literatura de cordel, um espaço reservado para a cultura HipHop e vai abrigar encontros de movimentos e organizações culturais, inclusive o Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste”, informou Alexandre. “O show de abertura vai ser oferecido por Lenine com a participação especial do coral do Movimento PróCriança”, adiantou.

Nesta edição, as atividades agregam as mudanças que a literatura provoca na construção da evolução social. “Ao discutir o tema ‘Literatura e mudança’, a FLIPO 2016 pretende jogar foco sobre a influência da literatura nas mudanças observadas nas relações sociais e na história, possibilitando o surgimento de novas abordagens sobre o tema”, explicou Alexandre. “É nesta perspectiva que o evento irá homenagear o poeta Marcus Aciolly, pelo seu destaque na galeria dos maiores vultos da literatura nacional, tanto pela qualidade artística dos seus textos, como pela riqueza da temática que aborda, em singular contribuição ao contexto social a que se aplica”, destacou.

“A FLIPO é um grande sucesso de público e, seguramente, sua crescente receptividade indica a confiança e o reconhecimento de uma proposta que combina a alegria das festas com a consistência de conteúdos qualificados e a presença de ícones da cultura artística e literária. Este ano, mais uma vez, durante a sua realização, a FLIPO vai converter Porto de Galinhas e região na capital brasileira do livro e da leitura, inscrevendo-se, cada vez mais, entre as festas literárias mais charmosas do País”, concluiu Alexandre Santos.

Saber mais em: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/literatura/flipo-2016-seleciona-propostas-culturais/#sthash.KUUc6wbn.dpuf

Portal Cultura PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário