segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Conselhão do Governo Federal está engajado no combate ao Aedes aegypti

Jaques Wagner enviou correspondência aos 92 conselheiros, pedindo "o maior empenho e comprometimento possível" (Foto: EBC/Divulgação)

Em atendimento à convocação da presidenta Dilma Rousseff, membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) estão engajados na luta contra Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus – este último relacionado ao aumento dos casos de microcefalia no país.

Em correspondência aos 92 conselheiros, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, pede "o maior empenho e comprometimento possível" na campanha.

A resposta foi imediata: representantes do Grupo América Móvil do Brasil (NET), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), do Grupo Stefanini, entre outros, relataram ao CDES iniciativas que estão adotando na luta contra o mosquito.

A NET está confeccionado, por exemplo, um aplicativo para celulares, além de "campanha de impacto" junto aos 50 mil funcionários diretos e aos mais de 150 mil terceirizados do grupo. A FIERGS segue desenvolvendo diversas ações em sua sede, como pulverização ao redor do prédio e termonebulização na rede de esgoto. A ABRINQ informa que vai mobilizar suas fábricas e seus 30 mil funcionários.

O Grupo Stefanini manifestou apoio de seus quase 14 mil funcionários espalhados pelo Brasil. Na quinta-feira (4), a Ambev havia anunciado, durante a inauguração da nova fábrica em Uberlândia (MG), lançamento de uma campanha nacional de conscientização sobre a urgência de combate ao zika vírus.

Na correspondência encaminhada aos 92 conselheiros, na sexta-feira (5), Wagner informou sobre a mobilização nacional a ser deflagrada pelo governo federal no próximo sábado (13), visando detectar e destruir criadouros.

"Na condição de conselheiro recém-empossado, e cônscio de sua elevada e legítima representatividade junto a amplos segmentos de empresários, trabalhadores, acadêmicos, estudantes e setores os mais diversos da sociedade civil organizada, convido-o a se juntar a este esforço contínuo e coletivo no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika", diz o ministro na carta.

Na mobilização nacional do dia 13, 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas estarão nas ruas para localizar e destruir potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti: uma "megaoperação" para a qual também estão mobilizados governos estaduais e municipais.

"O governo federal está colocando todos os recursos financeiros, tecnológicos e humanos nesta luta em defesa da vida", diz o ministro-chefe da Casa Civil. "O governo está fazendo um grande esforço. Pedimos que a sociedade civil também se mobilize. Para tanto, contamos com seu engajamento ativo nesta jornada", completa Wagner.

Fonte: Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário