quarta-feira, janeiro 13, 2016

Em nota, senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, lamenta a morte do ex-vereador Liberato Costa Júnior


Humberto Costa (PT-PE), líder do PT no Senado, divulgou nota à imprensa em pesar pela morte do ex-vereador recifense Liberato Costa Júnior, falecido nesta quarta-feira (13), na capital pernambucana.

"O Recife perdeu, mais do que um grande homem público, um apaixonado tanto pela cidade quanto pelas suas questões. Liba era um sujeito permanentemente envolvido com o nosso cotidiano, alguém que respirava as histórias passadas e presentes do Recife. Ficamos todos órfãos da sua lucidez política e do seu encantamento pela nossa cidade."

O ex-vereador do Recife Liberato Costa Júnior, de 97 anos. Ele teve uma parada respiratória e estava em casa, no bairro do Hipódromo, Zona Norte da cidade. O velório será na Câmara de Vereadores, ainda sem horário definido. Já o sepultamento está marcado para quinta (14), às 10h, no cemitério de Santo Amaro.

Em dezembro, o ex-vereador foi internado no hospital Memorial São José, mas a família não autorizou a divulgação da causa do internamento pela unidade de saúde. De acordo com a assessoria do político, Liberato teve alta há nove dias e recebia cuidados em casa. Ainda segundo o assessor, ele morreu por volta das 13h.

Lliberato Costa Júnior tinha 97 anos. Era recifense do bairro da Boa Vista e dedicou toda a vida à política. Ganhou a primeira eleição de vereador do Recife em 1955. A partir daí, foram 10 mandatos na Câmara Municipal, a maioria deles pelo PMDB, partido que ajudou a criar.

Como presidente da Câmara, chegou a assumir, em 1963, o cargo de prefeito do Recife por dez meses, quando substituiu o então prefeito Miguel Arraes, que havia sido eleito governador de Pernambuco, e o vice Artur Lima tinha ganho a eleição de deputado federal.

Ainda na década de 60, Liberato foi eleito deputado estadual, mas foi cassado e preso em 1969 pelo regime militar. Uma época de péssima lembrança na memória do velho Liba, como ele era conhecido no meio político.

Nas eleições de 82, Liberato voltou à Câmara Municipal do Recife. Nas últimas eleições de 2012, não se candidatou, mas também não abandonou a política. Em época de eleição, virava um consultor de políticos e de jornalistas. Tinha uma memória brilhante.

A cada eleição, fazia as previsões dos candidatos que iriam ganhar e chegava a dizer até a quantidade de votos que cada um teria. Liberato Costa Júnior era viúvo e não tinha filhos. Morava no bairro de Campo Grande e era torcedor do Santa Cruz.

Informações: Assessoria Senador Humberto Costa e Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário