domingo, janeiro 17, 2016

Morre voluntário que entrou em coma após tomar medicamento em teste na França

Os seis homens internados faziam parte do grupo que recebeu a dose mais elevada do medicamento em fase de teste.

Um dos voluntários que participou de um teste clínico na França da farmacêutica portuguesa Bial morreu hoje. “O paciente em estado morte cerebral morreu ao meio-dia”, disse o hospital em comunicado.

O estado de saúde dos outros cinco voluntários internados logo após o teste clínico permanece estável. Na sexta-feira (15), o diretor de neurologia do hospital de Rennes tinha dito que três dos homens estavam com problemas neurológicos que podiam ser irreversíveis.

Na semana passada, seis voluntários entre 28 e 49 anos foram hospitalizados na cidade francesa de Rennes, depois de terem participado de um teste de medicamentos analgésicos conduzido por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa Bial.

O teste clínico que estava na primeira fase testava um novo medicamento destinado a tratar perturbações de humor como a ansiedade. No ensaio participaram 108 voluntários, 90 dos quais receberam a droga. O restante tomou placebos – substâncias sem efeito que simulam medicamentos.

Os seis homens internados faziam parte do grupo que recebeu a dose mais elevada. Após o incidente, o pior do tipo registrado na França, a Bial garantiu que estava acompanhando de perto todos os doentes. A empresa informou que testes do composto experimental em humanos estavam sendo realizados desde junho de 2015.

Segundo a farmacêutica, o teste foi aprovado pelas autoridades francesas, bem como pela comissão de ética na França, e está de acordo com a legislação que regula os experimentos clínicos.

Agência Lusa/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário