sábado, janeiro 02, 2016

Mais de 1.500 medidas protetivas no ambiente escolar são realizadas pela Vara da Infância de Petrolina em 2015

Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, em audiência realizada no auditório da UPE

A Vara da Infância e Juventude de Petrolina ultrapassou a marca de 1.500 procedimentos de medidas protetivas no ambiente escolar em 2015, através de audiências com a comunidade escolar. No ano de 2014, com o aumento da presença da Justiça nas escolas, a unidade conseguiu reduzir o número de atos infracionais praticados por menores em 23,7%, comparado ao ano de 2013.

No início do mês passado, o auditório da UPE de Petrolina teve sua capacidade levada ao máximo com a participação de pais, alunos e gestores em audiência promovida pela Vara da Infância e Juventude de Petrolina. A ação teve participação expressiva de adolescentes e responsáveis de 28 escolas da rede pública estadual e municipal.

Para os dois dias da ação, foram convocados 600 alunos com problemas de violência e indisciplina, os quais foram acompanhados com seus responsáveis, bem como de representantes das unidades de ensino. A primeira etapa ocorreu no Fórum Dr. Manoel Francisco Souza Filho, apenas com jovens reincidentes. Na quarta-feira, a audiência ocorreu no auditório da UPE, com a participação da Defensoria Pública, da Promotoria de Justiça, de fiscais e servidores da unidade judiciária.

Na opinião da gestora da Escola Jesuíno Antonio d'Ávila, Maria Auxiliadora Santana, o evento cumpriu o seu objetivo, por isso ela acredita que deve surtir efeito no comportamento dos jovens e também dos pais junto à escola. "Vieram todos os nossos alunos convocados e deu para perceber que todos estavam muito interessados e atentos ao que foi dito. Acredito que a seriedade da situação, explicada nessas palestras, pode modificar a postura dos alunos no ambiente escolar", explicou a gestora.

O juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Marcos Franco Bacelar, acredita que a reputação da sua unidade contribuiu significativamente para a participação massiva na audiência. "Fico feliz de tantos pais e alunos terem atendido nossa convocação. Todos participaram com atenção do evento e acredito que a mensagem de advertência foi passada com sucesso para eles. Esperamos que o recado também seja partilhado pelos adolescentes quando voltarem para suas respectivas salas de aula", explica o juiz.

Texto e foto: Eduardo Gomes/Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário