domingo, setembro 27, 2015

Gestores participam de encontro sobre agroecologia promovido pela UFRPE


Com a preocupação de ampliar o diálogo sobre a Agroecologia no estado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoveu durante os dias 22 e 24 de setembro o Seminário "Diálogo de Conhecimentos Sobre Agroecologia". A abertura oficial do evento foi na tarde desta terça-feira (22), no Recife, e contou com a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, secretária-executiva do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Fernanda, reitora da UFRPE, Maria José Sena, e do coordenador do evento, professor Marcos Figueiredo.

O Governo do Estado, através da SARA, já vem desenvolvendo ações que fortalecem a rede em Pernambuco. Por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, 15.500 cisternas de caráter produtivo e consumo animal já foram construídas e outras 9.395 deverão ser executadas nos próximos meses. O Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural) também segue fomentando o Plano Territorial da Horticultura Agroecológica em cerca de 30 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão, com o objetivo de estabelecer relações econômicas e sociais que se interligam através das características produtivas.

Para o secretário Nilton Mota, aproximar os atores envolvidos com o tema é determinante no processo de construção do futuro. "Estamos falando aqui da construção da cidadania não só da população rural, mas também da área urbana, através da sistematização de um diálogo eficaz e permanente" disse. Ainda segundo ele, é preciso despertar a população quanto à importância do tema. “A SARA está totalmente envolvida nesse processo de construção. Solicitamos que a próxima audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Alepe tenha como tema a agroecologia e sugerimos a consolidação de um Plano Estadual de Agroecologia a partir das demandas deste seminário” acrescentou.

O público-alvo do evento é formado por professores, estudantes e extensionistas, além de representantes de povos indígenas, ONG's e movimentos sociais. Os interessados irão acompanhar nos três dias de conferência a troca de experiências em mesas redondas, plenárias e exposições artísticas, entre outras atividades. “Esse momento é muito representativo, porque aqui temos um espaço aberto para a formação de conceitos. A agroecologia é muito mais que apenas um sistema de produção, é um debate de um modelo de vida” pontuou a secretária do MDA, Maria Fernanda.

Também acompanharam o primeiro dia de Seminário do vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito, o secretário executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio, o presidente do Prorural, Anselmo Pereira, a diretora de Educação da UFRPE, Mônica Folena, a diretora de políticas para a Juventude da Fetape, Adriana Nascimento, o vice-presidente da Região Nordeste da Associação Brasileira de Agroecologia, Flávio Duarte, o coordenador geral do Centro Sabiá, Alexandre Pires, o índio do povo Xukuru, Iran Ordônio, entre outros.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário