sábado, agosto 08, 2015

Rodrigo Novaes defende mais rigor para uso de agrotóxicos

Deputado Rodrigo Novaes (Foto: Rinaldo Marques)

Proposta que impede, em Pernambuco, a venda de agrotóxicos cuja comercialização tenha sido proibida em seu país de origem foi defendida pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD), durante a Reunião Plenária dessa quinta-feira (6). A medida está no Projeto de Lei nº 261/2015, de autoria do próprio Novaes, e pretende tornar mais rigorosa a legislação que regulamenta o uso de defensivos agrícolas no Estado.

Segundo o parlamentar, os brasileiros consomem 5,2 litros de pesticidas por ano, o que torna o País o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e pesquisas relacionam os defensivos agrícolas a males como infertilidade, impotência, aborto e câncer. “Hoje nós aceitamos o uso de agrotóxicos produzidos em países onde a comercialização é proibida. Agricultores lidam com esses produtos e os cidadãos levam para suas casas verdadeiras bombas de veneno”, alertou.

Rodrigo Novaes anunciou que, na próxima quarta (12), a Comissão de Saúde realiza uma Audiência Pública com especialistas para debater o tema. Além dessa proposta, também tramita na Casa o Projeto de Lei nº 116/2015, de autoria do deputado Júlio Cavalcanti (PDT), que quer obrigar as embalagens de alimentos industrializados a trazerem alerta sobre o uso de pesticidas, aprovado pelo Plenário, em primeira discussão, nessa quinta.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário