sexta-feira, abril 17, 2015

Eduardo Campos será homenageado no São João de Caruaru

Eduardo Campos em entrevista a Assis Ramalho durante o Programa ''Acordando com as Notícias'' (foto/arquivo)

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos será um dos homenageados do São João 2015 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Além do político, morto em um acidente aéreo em agosto de 2014, serão homenageados o músico Heleno dos 8 Baixos e o mestre ceramista Manuel Eudócio. A festa está marcada para começar no dia 30 de maio.

Em nota, a presidente da Fundação de Cultura, Lucia Lima, afirma que "É muito bom poder anunciar estes nomes. Cada um teve e ainda tem um significado muito grande para a história de nossa cidade e cada um contribuiu grandiosamente para o desenvolvimento artístico e cultural desta terra. O São João de Caruaru e esta cidade devem muito a esses três grandes nomes de Pernambuco".

Homenageados
Eduardo Campos – Eduardo Henrique Accioly Campos, filho do poeta e cronista Maximiniano Aciolly Campos e da ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar, nasceu na capital pernambucana Recife, no ano de 1965. Foi secretário da Fazenda do Estado, deputado estadual, federal, e o mais jovem ministro da história à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também foi governador de Pernambuco em dois mandatos, quando teve mais de 80% de aprovação. Em 2014, foi candidato à Presidência do país, mas a disputa foi interrompida com um trágico acidente aéreo que culminou com a morte de Campos e de mais seis pessoas que estavam na aeronave.
Manoel Eudócio Rodrigues - Nasceu no Alto do Moura, em Caruaru, no dia 28 de janeiro de 1931, e continua morando no vilarejo até hoje. Aos 17 anos, iniciou efetivamente avida de artesão e com a ajuda do mestre Vitalino aprimorou técnicas e desenvolveu traços únicos e marcantes. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente, em especial no Rio de Janeiro, São Paulo e na Bahia. Em 2002, o artista tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco.


Heleno dos 8 baixos – Heleno Veríssimo de Morais nasceu no ano de 1960 no Sítio Boqueirão, em Ibirajuba, que fica a 40 km de Caruaru. Durante sua infância, trabalhou na agricultura com seus irmãos. Já com 15 anos, mudou-se para São Paulo. Na capital paulista, tornou-se afinador de sanfonas e graças a essa aptidão passou a ser procurado por sanfoneiros de todo o Nordeste. Em 1991 foi indicado ao Prêmio Grammy. Heleno já fez apresentações na Suíça, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Venezuela, Bolívia, Áustria e Japão.


Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário