sábado, fevereiro 07, 2015

PM de Pernambuco vai empossar 1.100 soldados na próxima semana


Pernambuco possui um déficit de mais de seis mil policiais militares. A realidade é apontada pela categoria, que se mostra apreensiva diante da chegada do Carnaval. Conforme o levantamento, o atual efetivo de 19 mil PMs não consegue acompanhar o crescimento da população no Estado, já superando a marca de 9,2 milhões de pessoas. A proporção recomendada seria de um policial para cada 250 habitantes. A situação, atualmente, é de um para cada grupo de 475 cidadãos.

A Secretaria de Defesa Social afirmou, em entrevista ao Jornal Folha de PE, que está empenhada em reforçar sua tropa. Segundo o órgão, na próxima semana, estarão sendo empossados mais de 1,1 mil soldados, que já estariam em treinamento para o serviço operacional. Sem atribuir o cronograma, a SDS informou que novos concursos estão sendo viabilizados para 2015, não apenas na PM, como em outras operativas.

“A quantidade de atribuições e responsabilidades estão sempre acima do ideal. Temos que nos dividir entre o combate ao crime, guarda dos quartéis e presídios, reforço de eventos e o que vier pela frente. É uma carência que acaba sendo aproveitada pelos bandidos”, disse o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Alberison Carlos. Segundo ele, a cada ano é registrada uma baixa de até 500 homens, afastados por motivos diversos, incluindo questões de ordem médica. “O número não é reposto e ficamos sem condições de dar conta do trabalho. As prévias carnavalescas já dão o sinal do perigo” alertou.

Com 4,9 mil agentes, o efetivo da Policia Civil também é colocado como insuficiente. O Sinpol-PE denuncia que a operação atual é feita com apenas 40% dos servidores necessários, tornando o trabalho vulnerável. Já o Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário (Sindasp-PE), informa uma ausência de mais 4,5 mil agentes penitenciários, com a necessidade de cobertura por outras corporações.

Por Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário