quinta-feira, janeiro 29, 2015

Operação policial cumpre mandados judicias no interior de Pernambuco


A Operação Esforço Geral foi iniciada por policiais civis nesta quarta-feira (28) em todo o estado de Pernambuco, a fim de cumprir mandados judiciais de apreensão de menores e prisão de jovens e adultos, além da realização de flagrantes. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, todas as 26 Áreas Integradas de Segurança (AISs) estão empenhadas nas atividades. Algumas delas já estão divulgando o balanço parcial.

Situada em Caruaru e abrangendo mais 14 municípios, equipes da AIS 14 apreenderam até o momento dois menores de 15 anos - um deles suspeito de "ato infracional correspondente ao artigo 157, § 2º (roubo qualificado) e artigo 288 (formação de quadrilha), ambos do Código Penal", de acordo com a assessoria. Na sequência, eles foram levados para o Centro de Internação Provisória (Cenip) de Caruaru. Os policiais desta área também prenderam um homem suspeito de vários homicídios, que foi encaminhado à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, e cumpriram mandados de prisão preventida contra sete na unidade prisional de Limoeiro e na de Pesqueira, bem como no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed).



A AIS 18, sediada em Garanhuns e que abrange mais de 20 municípios, deflagrou a operação ainda na terça-feira (27). Equipes das delegacias de Águas Belas e Iati prenderam dois homens, "ambos réus em processos da competência do Júri (crimes contra a vida)". Em São João, um rapaz de 17 anos foi apreendido suspeito de praticar ato semelhante ao roubo qualificado. Ele deve ficar em uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Houve ainda, na mesma região, a prisão de quatro homens: "um por flagrante de porte ilegal de arma de fogo, outro por procedimento de crime ambiental e os outros dois por cumprimento de mandado de prisão". No município de Lajedo, uma mulher e três foram presos suspeitos de roubar um carro. Um deles estaria depenando o veículo no momento do procedimento. As informações são igualmente da assessoria de imprensa.

Este departamento informou ainda que, na AIS 13, foi preso em Água Preta um "alagoano, foragido da Justiça daquele estado de Alagoas pela prática do crime de homicídio". Já na área de número 15, que tem sede em Belo Jardim e atende a mais oito municípios, um homem de 28 anos foi preso em flagrante com uma espingarda calibre 12 e 13 projéteis, no Sítio Coqueiro, em Surubim. A ação teve apoio da delegacia local e da de Casinhas, além da Equipe Malhas da Lei. Já na AIS 17, a delegacia de Jataúba cumpriu mandado de prisão preventiva contra um rapaz de 19 anos "pelo crime de adulteração de sinal identificador". A equipe teve apoio da Malhas da Lei. Em Santa Cruz do Capibaribe, um adolescente de 16 anos foi apreendido por suspeita de prática análoga ao tráfico de drogas.

O delegado regional Eronildo Rodolfo de Farias, de Belo Jardim, contou ao G1 que equipes da área prenderam ainda uma mulher em Sanharó, em cumprimento a mandado judicial por violência doméstica, e a encaminharam à Colônia Penal Feminina de Buíque. No mesmo município, um homem também foi preso e levado ao Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira.

G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário