segunda-feira, novembro 17, 2014

Quipapá recebe ponte até o final do mês


Distante 188 km do Recife, a cidade de Quipapá, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, receberá, até o final de novembro, a nova ponte da Vila Cruzeiro. O município foi um os mais atingidos pelas enchentes de 2010. Nos últimos quatro anos, a paisagem da região ganhou novos contornos com a reconstrução de estradas, pontes, praças, ruas e prédios públicos que haviam sido destruídos pela força das águas. O chefe da Casa Militar (Camil), Coronel Mário Cavalcanti esteve semana passada na cidade, junto com o coordenador de Engenharia e Arquitetura da Camil, Major Fábio Rosendo, vistoriando a conclusão da ponte.

“A construção dessa ponte é fruto de um trabalho persistente para normalizar a rotina das cidades atingidas pelas enxurradas. Graças à medição e fiscalização dessa e de outras obras, tivemos recursos para a construção da ponte”, declarou o chefe da Casa Militar. A ponte Vila Cruzeiro regularizará o acesso de cerca de 7.500 pessoas dessas comunidades à sede do município e o escoamento da produção agrícola, especialmente de banana, realizada nessas localidades

Segundo o coordenador técnico de Engenharia e Arquitetura (CTEA) da Casa Militar, major Fábio Rosendo, a nova ponte obedece a um padrão de segurança e qualidade que não correrá o risco de ser arrastada pelas águas caso ocorram novos desastres. Construída em concreto armado, com 30 Km de extensão. O investimento é de R$ R$ 1.179.156,95.

Vale salientar que obras de arte dessa natureza demandam um tempo maior porque requerem estudos preliminares – sondagem, estudo geológico entre outros –, projetos básico e executivo, além dos tramites legais dos processos de licitação até a execução da obra, a fim de garantir a segurança das mesmas.

Fonte: Secretaria da Casa Militar de Pernambuco
Foto: Camil/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário