sábado, abril 19, 2014

Significado de Sábado de Aleluia

A Semana Santa é composta de várias datas com forte simbolismo, com simbologia que explica a morte e ressurreição de Jesus. O sábado santo ou sábado de aleluia é também conhecido como vigília pascal, período em que as pessoas se reunem em profunda oração aguardando a ressurreição do Cristo Salvador.
Esse é um dia de reflexão, vigília, espera pelo momento da ressurreição de Jesus, sua volta triunfante do mundo dos mortos para salvar os homens de todos os seus pecados, um ato de amor supremo pela humanidade.
- See more at: http://glaucialima.com/hoje-e-sabado-de-aleluia-entenda-o-significado/#sthash.wvY2HA9d.dpufSábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

O Sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril, e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa, onde acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.

Antes de 1970, no sábado de aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

Significados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário