quarta-feira, abril 09, 2014

Fortes chuvas no Sertão de Pernambuco são causadas por fenômeno natural


Depois das chuvas que causaram transtornos nesta terça-feira (8) no Sertão de Pernambuco, a previsão é de que o fenômeno continue pelo menos até sexta-feira (11).

A estimativa foi informada pelo meteorologista da Universidade do Vale do São Francisco, Mário Miranda. Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, foram registrados 114 milímetros de chuva desde a madrugada até às 7h desta terça (8).

Em Tabira, no Sertão do Pajeú, mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em poucos minutos. O rio Tabira transbordou e casas foram alagadas. No distrito de Ibitiranga, na cidade de Carnaíba, também no Sertão do Pajeú, a chuva provocou falta de energia e aulas foram suspensas.

A coordenadora do laboratório de mudanças climáticas do Instituto Agronômico de Pernambuco, Francis Lacerda, explicou que o fenômeno no Sertão é a zona de convergência intertropical. Esse mesmo fenômeno é intensificado pelo efeito estufa.

Outras localidades prejudicadas nos últimos dias são as cidades de Tabira, Carnaíba, Serra Talaha, Itapetim e Afogados da Ingazeira.

Jornal do Commercio/Rádio Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário