terça-feira, fevereiro 12, 2013

Petrolândia: STR e produtores das Agrovilas da Reta ocupam EB-1 do Projeto Barreiras

Foto
EBV-1 do Bloco 02 - Projeto Barreiras
Fotos: Assis Ramalho
Foto
 José Maurício (STR-Petrolândia)
Duas bombas estão funcionando
Foto
Base da motobomba enviada para conserto
No final da tarde desta segunda-feira (11), os presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Petrolândia e de Tacaratu, José Maurício e Júnior, respectivamente, acompanhados de aproximadamente trinta produtores rurais das agrovilas da Reta, ocuparam as instalações da Estação de Bombeamento 1 (EB-1) do Bloco 02 do Projeto Barreiras. A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o local na manhã desta terça-feira.

A ocupação é uma mobilização dos produtores para que seja realizado o conserto de uma das motobombas da estação, que foi levada para manutenção, após colapso da EB-1 devido à inundação que o prédio sofreu há cerca de um mês, por conta de fortes chuvas.

Na ocasião, as três bombas da EB-1 foram danificadas. Duas delas voltaram a funcionar, após manutenção da Codevasf. A terceira foi levada para conserto e até hoje permanece em Itaparica. Os produtores alegam que, com duas bombas em ação, a água é liberada de 21h30 às 05h00 da manhã, sendo o período insuficiente para atender às necessidades das agrovilas. Após a ocupação da EB-1, a água está sendo liberada o dia inteiro para os produtores.

Segundo José Maurício, presidente do STR-Petrolândia, nestes 30 dias sem abastecimento regular de água para irrigar as plantações, "a perda é enorme, incalculável". Afirma também que está aguardando contato da direção da Chesf e da Codevasf, de Petrolina, que não deram nenhum retorno sobre o problema.

Os produtores prometem ficar no local até que a terceira motobomba seja reposta e volte a funcionar.

Em conversa com a nossa reportagem, o agricultor Edmilson José dos Santos desabafou. "É o terceiro prejuízo que eu levo em menos de um ano por falta de água. A gente tem compromisso de, quando chegar o final do mês, pagar os trabalhadores, os adubos que a gente fica devendo no comércio, entre outras despesas. Eu produzo, na minha roça, cebola, melão, tomate, que são produtos que custam muitas despesas. E, assim como eu, tem muitos agricultores que estão desesperados, sem saber o que fazer com os prejuízos nas suas roças, que são grandes. Alguma coisa tem que ser feita", disse Edmilson.

Para ver as fotos tiradas na EB-1 na manhã desta terça-feira, clique no atalho abaixo.
Clique>STRs e produtores rurais ocupam EB-1 Barreiras

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário