sexta-feira, maio 11, 2012

Pipeiros são flagrados vendendo água desviada de adutora no Sertão de Pernambuco

Infratores localizados em Parnamirim e Ouricuri foram notificados.

Pelo menos dois pipeiros autônomos foram flagrados vendendo água desviada da Adutora Oeste, durante operação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para combater desvios no sistema de abastecimento no Sertão do estado. Os infratores foram identificados, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), em Parnamirim e Ouricuri. Eles tiveram os nomes registrados e foram notificados pela empresa. A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac), da Polícia Militar.

Em Parnamirim, o infrator danificou ventosas da adutora, que são equipamentos responsáveis pela extração de ar da adutora, para permitir que houvesse vazamento. Dessa maneira, formava-se uma lagoa, de onde a água era extraída. O vazamento nas ventosas já foi consertado. Uma outra lagoa, formada da mesma maneira, fornecia água para animais. Já em Ouricuri, foi localizado um barreiro, espécie de fosso, com água proveniente da adutora, utilizado para abastecer caminhões-pipa.

De acordo com o diretor regional do Sertão da Compesa, Fernando Lôbo, as notificações serão repassadas para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Polícia Civil. "A Compesa não tem poder de polícia. Então, nós vamos apresentar esses registros ao MPPE e à Polícia Civil para que as medidas cabíveis sejam tomadas, como a abertura de um inquérito policial, pois eles estão agindo em benefício próprio e devem ser responsabilizados criminalmente. A investigação também pode apontar outras pessoas envolvidas no esquema", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário