quinta-feira, novembro 02, 2023

Mais 32 brasileiros resgatados da região da guerra entre Israel e Palestina chegam ao Brasil em voo do Governo Federal; seis desembarcaram no Recife

Avião com 32 brasileiros repatriados da região da guerra entre Israel e Palestina chegou ao Recife na manhã desta quinta-feira (2) — Foto: FAB/Divulgação

Mais 32 brasileiros que estavam na Cisjordânia, um território palestino, chegaram ao Brasil na manhã desta quinta-feira (2), após deixarem o local por causa da guerra entre Israel e Palestina. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 5h20 na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana

Estavam a bordo 12 homens, 9 mulheres e 11 crianças. Eles saíram de 11 cidades, em um ônibus, até Amã, a capital da Jordânia, de onde o avião da FAB decolou para o Brasil no final da manhã da quarta-feira (1º). No Recife, seis pessoas desembarcaram da aeronave, que foi a mesma utilizada para enviar alimentos para o Egito.

Todos os passageiros desceram do avião por causa do abastecimento da aeronave. Nesse momento, eles tiraram fotos com a bandeira do Brasil. De Pernambuco, o avião da FAB seguiu, às 6h25, para a Base Aérea de Brasília, onde os outros 26 brasileiros vão desembarcar e seguir para várias cidades do país, como Florianópolis, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Brasileiros repatriados chegam ao Recife - Foto: divulgação/Governo Brasileiro e FAB

Outros 34 brasileiros estão em Gaza, aguardando autorização para sair da região de guerra e cruzar a fronteira com o Egito. Até este início de novembro, 1.445 pessoas e 53 animais saíram da região de conflito e foram trazidos de volta pelo governo brasileiro.

Entre os passageiros que desembarcaram na capital pernambucana, estava Israela Vasconcelos Amaral, que morava na cidade de Ramala e voltou ao Brasil com os filhos. Em entrevista à TV Globo, ela contou que se sente aliviada em deixar a área de conflito.


"Vivemos todos num período de incerteza. A gente não sabia o que ia acontecer, quais seriam as oportunidades que teríamos aqui e também se conseguiríamos ser evacuados, porque estávamos na Cisjordânia. Para fazer a evacuação, precisou de uma equipe muito grande para hoje a gente estar aqui. Era uma esperança de que realmente o Brasil não tivesse soltado nossas mãos", disse Israela, emocionada.

Segundo Israela, o marido e a mãe dela continuam na Cisjordânia aguardando novos voos de resgate para o Brasil. A partir de agora, a família vai morar em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Israela Vasconcelos Amaral e filho desembarcaram no Recife após serem trazidos da Cisjordânia em avião da FAB — Foto: Reprodução/TV Globo

"Meu marido é de lá, nunca esteve no Brasil. E deixei sogro, sogra, tios, primos. [...] Eu não posso falar, não, gente, que eu começo a chorar", falou.

Terceira chegada

Esse foi o terceiro avião da FAB com brasileiros vindos do Oriente Médio que pousou na capital pernambucana desde o início do conflito entre Israel e Hamas em outubro.

O primeiro desembarcou no dia 13 de outubro com 69 passageiros. Cinco pessoas ficaram no Recife enquanto as outras 64 seguiram para Guarulhos (SP). Após descer na Base Aérea, os brasileiros resgatados tomaram café da manhã e reencontraram familiares.

No dia 21 do mês passado, outra aeronave KC-390 Millenium, veículo de transporte de cargas do mesmo modelo da anterior, pousou no Recife. Dos 69 passageiros, duas mulheres ficaram em Pernambuco.

Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário