quinta-feira, junho 29, 2023

Novo angiógrafo entra em funcionamento no HR e amplia capacidade de exames

Outro benefício com a instalação do equipamento é a redução no tempo de internação dos pacientes (Foto: Imprensa/HR)

Um novo angiógrafo começou a funcionar, nesta semana, no Serviço de Hemodinâmica do Hospital da Restauração (HR), no Recife. Agora, o maior hospital público do Norte-Nordeste passa a contar com dois aparelhos do tipo, ampliando a capacidade de exames. Atualmente, são realizados em média 260 procedimentos por mês. A Hemodinâmica do HR funciona de domingo a domingo, atendendo pacientes tanto da Emergência como do Ambulatório, além de receber pacientes encaminhados de outros hospitais.

De acordo com o chefe da Hemodinâmica do HR, Gustavo Pipoca Andrade, a Radiologia Intervencionista e a Neurorradiologia são as especialidades que mais utilizam o angiógrafo, além das áreas de Cirurgia Endovascular e Endoscopia. “O equipamento permite, por exemplo, investigação e tratamento de algumas doenças, como aneurismas cerebrais, aneurismas de aorta, acidente vascular cerebral (AVC), drenagem de abscesso e biópsias do pulmão, fígado e rins”, explica o médico.

Para colocar o novo angiógrafo em funcionamento, a área onde o equipamento foi instalado, no primeiro andar do HR, próximo às emergências geral e pediátrica, passou por reforma antes da instalação. Em seguida, técnicos da empresa responsável estiveram no hospital para calibrar a máquina.

O diretor geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, destacou a qualidade do equipamento e o benefício para os pacientes. “Essa máquina moderna, de última geração, que já está funcionando, vai permitir aumentar o número de pacientes para fazer os procedimentos e, com isso, reduzir o tempo de internamento aqui no hospital”, garante.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS - O novo angiógrafo instalado no Hospital da Restauração é do modelo Artis zee, fabricado pela empresa alemã Siemens Healthineers. Capaz de realizar procedimentos mais complexos com auxílio de imagem tridimensional, podemos visualizar aneurismas cerebrais e abdominais de forma mais assertiva e também minimizar o volume de contraste utilizado durante os procedimentos.

Procedimentos realizados:
- Arteriografia de membro;
- Angioplastia intraluminal de vasos das extremidades (sem stent);
- Retirada de corpo estranho de sistema cardiovascular por técnicas hemodinâmicas;
- Arteriografia p/ investigação de hemorragia cerebral;
- Colocação percutânea de filtro de veia cava (na trombose venosa periférica e embolia pulmonar);
- Correção endovascular de aneurisma / dissecção da aorta torácica com endoprótese reta ou cônica;
- Correção endovascular de aneurisma / dissecção da aorta abdominal e iliíacas com endoprótese bifurcada;
- Embolizações de tumores, aneurismas e sangramentos.

Imprensa Hospital da Restauração

Nenhum comentário:

Postar um comentário