quinta-feira, junho 15, 2023

Adolescente é a 4ª morte por febre maculosa após festa


Entenda o que é e quais sintomas da febre maculosa, possível causa da morte de piloto e namorada em SP — Foto: Reprodução/Instagram

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta-feira (15) que a causa da morte de Erissa Nicole Santana, de 16 anos, foi febre maculosa. Em 27 de maio, a adolescente esteve na mesma festa em Campinas, no interior do estado, pela qual passaram outras três pessoas que morreram em decorrência da doença.

Erissa foi ao evento na Fazenda Santa Margarida para acompanhar o pai, que é bombeiro e trabalhou no local. A morte da jovem foi a quarta por febre maculosa confirmada nos últimos dias. As outras vítimas são a professora Evelyn Santos, de 28 anos; a dentista Mariana Giordano, de 36 anos; e o empresário e piloto Douglas Costa, de 42 anos, que era namorado de Mariana.

A Feijoada do Rosa, na qual eles contraíram a doença, reuniu 3,5 mil pessoas e é uma tradicional celebração em Campinas. No total, o estado de São Paulo registrou, desde o início do ano, oito mortes decorrentes de febre maculosa. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, SP teve 17 casos em 2023.

O que é a febre maculosa? 
Segundo o Ministério da Saúde, "a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável", ou seja: há formas leves e formas graves, "com elevada taxa de letalidade". Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que causam febre alta.

O que causa a doença? 
A doença é causada, no Brasil, por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre por picada de carrapato. A Rickettsia rickettsii causa a versão grave e é encontrada no norte do Paraná e no Sudeste. A Rickettsia parkeri leva a quadros menos severos e é encontrada em áreas da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, na Bahia e no Ceará.

Quais carrapatos transmitem? 
No país, são os carrapatos do gênero Amblyomma, principalmente aquele conhecido como carrapato estrela. Mas o ministério alerta que qualquer espécie pode transmitir a febre maculosa, inclusive o carrapato do cachorro.

Dá para transmitir de pessoa para pessoa? 
Não. A transmissão por contato humano é impossível.

Quais são os principais sintomas? 
Febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular frequente; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; e paralisia dos membros que começa nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando problemas respiratórios.

Mas e as manchas? 
O Ministério da Saúde alerta que, com a evolução do quadro, “é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés".

Tem tratamento? 
Sim, com um antibiótico específico. O paciente deve começar a tomar assim que o médico suspeitar da contaminação por febre maculosa, antes mesmo da confirmação do resultado do exame.

Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença

Cinco casos investigados

Outros cinco casos de contaminação são investigados - todos de pessoas que estiveram na mesma festa na fazenda, em datas diferentes.

Dentre eles, está uma mulher que trabalhou em uma festa no local, foi contaminada, recebeu tratamento e se curou, além de outras duas mulheres internadas, uma em Campinas e outra em Hortolândia.

Até terça-feira (13), a Secretaria falava em seis mortos por febre maculosa em 2023. O sétimo caso, inserido no sistema na quarta-feira, ocorreu em março e só foi registrado pela Prefeitura de Limeira agora como sendo da doença.

Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 87 casos e 48 óbitos.

Alerta

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para que as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio a 11 de junho e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procurem atendimento médico imediatamente e informem ao médico que estiveram na região.

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, é transmitida pela picada do carrapato.

Segundo a secretaria, entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo, larva, ninfa e adulto).

As regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba, todas no estado de São Paulo. O período de incubação da febre maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, de acordo com o governo, é importante considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

Casal

O piloto Douglas Costa, de 42 anos, e a namorada dele, Mariana Giordano, de 36 anos, morreram com febre maculosa após participarem da festa na fazenda.

Douglas e Mariana passaram a ter sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no corpo dia 3 de junho. Eles morreram cinco dias depois.

A terceira vítima, uma jovem de 28 anos, que também estava na festa, apresentou febre, cefaleia, choque e crise convulsiva, também com início dos sintomas em 3 de junho. Ela foi internada em 7 de junho, e morreu em 8 de junho.

g1 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário