quinta-feira, maio 25, 2023

Cães de ator foram fundamentais para localizar corpo achado concretado no RJ

Jeff Machado e seus cães: amor incondicional pelos animais — Foto: Reprodução/Redes sociais

Dois pontos foram fundamentais para que o desaparecimento e morte do ator Jeff Machado, de 44 anos, começasse a ser solucionado: seus cães e a ONG Indefesos.

Foi a partir da localização dos animais abandonados - com a utilização de chips - em pelo menos três bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro que a Indefesos começou a investigar de quem seriam os bichos para, em um primeiro momento, responsabilizá-lo, e depois, dando pista decisivas de que Jeff estava com algum problema, já que nunca abandonaria seus 8 cães da raça Setter.

O primeiro animal a ser encontrado foi o setter Cazuza - todos os animais tinham nomes de ídolos da MPB -, no dia 30 de janeiro, abandonado pelas ruas de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Uma moradora entrou em contato com a ONG, falou do estado do animal, que parecia muito cansado, e topou ficar com ele, até o dia seguinte, no dia 31, para que um representante da Indefesos fosse buscá-lo.

Setters espalhados pela Zona Oeste

Até então, Jeff não era dado como desaparecido e, aparentemente, mantinha contato com a família via mensagens de texto pelo Whatasapp - o que depois se descobriu que outra pessoa se passava por ele.

No dia 31 de janeiro, não eram mais um cachorro, mas dois: Vinícius de Moraes também havia sido encontrado em condições parecidas em Santa Cruz.

Na quarta, 1º de fevereiro, seriam achandos ainda Nando Reis e Tim Maia, o que despertou a desconfiança sobre o "despejo" de setters em Santa Cruz. Uma amiga da ONG informou na página deles que essa raça é mais restrita no Brasil e, que os criadores, costumam usar chips de identificação em seus animais.

Foi assim que se chegou a identidade do dono dos quatro cães: todos pertenciam ao ator Jeff Machado. Ele começou a ser procurado para pegar os bichos ou responsabilizado pelo abandono.

Uma pessoa entrou em contato com a ONG, se passando por tutor, dizendo que estava viajando, que tinha deixado os bichos com uma amiga, mas que eles fugiram.

Nesse meio tempo, a ONG pesquisou as redes sociais do ator, e viu que ele na verdade tinha 8 cães da raça. Começou assim uma verdadeira operação resgate para tentar achar os três animais faltantes.

No dia 3 de fevereiro foram achadas as pets Elis Regina, em Paciência, também na Zona Oeste, e Rita Lee, essa já sem vida, vítima de um atropelamento, no mesmo bairro.

No dia 4, foi a vez de Caetano Veloso ser localizado, em Campo Grande, mesmo bairro em que foi encontrado o corpo de Jeff. O animal estava bastante machucado. Gilberto Gil nunca foi encontrado.

Por Eliane Santos, g1 Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário