domingo, outubro 30, 2022

Raquel Lyra é eleita e será 1ª mulher a governar Pernambuco

Foto: Américo Nunes/Divulgação

Ainda não foi concluída a apuração da votação do segundo turno em Pernambuco, realizado neste domingo (30), porém, já está matematicamente Raquel Lyra já está eleita governadora. Ela derrotou Marília Arraes (Solidariedade) na disputa pelo marco histórico de primeira mulher a governar o estado. 

Às 19h24, com 94,50% das urnas apuradas, Raquel tinha 58,77% dos votos e Marília, 41,23%. 

Há poucos minutos, Raquel Lyra usou o twitter para agradecer a eleição.

Raquel Lyra e Marília Arraes foram as primeiras mulheres a chegarem ao segundo turno na disputa pelo governo de Pernambuco. Esta foi a primeira vez na história do Brasil que duas mulheres disputaram o segundo turno por um governo estadual.

Na chapa de Raquel Lyra, Priscila Krause (Cidadania) foi eleita vice-governadora de Pernambuco. Esta também é a primeira vez no Brasil em que uma chapa composta por duas mulheres vence a disputa por um governo estadual.

Para completar o cenário de ineditismo, Teresa Leitão, do PT, foi eleita senadora nesta eleição, com 46,12% dos votos válidos, o que equivale a 2.061.276 votos.

A eleição de Raquel Lyra põe fim a uma sequência de 16 anos de mandatos do PSB à frente do governo de Pernambuco. Foram dois mandatos de Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em 2014, durante a disputa presidencial, e outros dois mandatos de Paulo Câmara (PSB), atual governador.

O PSB chegou a lançar o deputado federal Danilo Cabral como candidato para as eleições deste ano, mas ele ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 18,06% dos votos válidos, ou 885.994 votos no total.

Raquel Lyra (PSDB) é servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, 43 anos, Raquel é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Teve 1.009.556 votos (20,58% dos votos válidos). Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. Renunciou ao cargo em março deste ano, para concorrer ao governo. Entre 2007 e 2016, foi filiada ao PSB e, em 2016, se filiou ao PSDB, partido do qual faz parte atualmente.

Ela é mãe de João, de 12 anos, e de Fernando, de 10 anos. O pai de Raquel, João Lyra Neto (PSDB), foi vice-governador de Eduardo Campos e assumiu o governo em 2014, quando Campos deixou o cargo para concorrer à Presidência.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de TSE, g1 e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário