sexta-feira, julho 08, 2022

Auxílio Brasil: veja imagens do novo cartão e saiba quem vai receber


Os novos cartões bancários do Auxílio Brasil -- em substituição aos antigos cartões do Bolsa Família, que seguem válidos -- começaram a ser enviados pelos Correios aos beneficiários de todo o país no final do mês de junho, segundo o Ministério da Cidadania.

Foram emitidos, em junho, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip. Mas no total, 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem recebê-lo, à princípio.

Para a escolha dos primeiros beneficiários a receberem os cartões foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa.

O beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.

O objetivo do cartão bancário é, de acordo com o Ministério da Cidadania, modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Ainda de acordo com a Pasta, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.​

Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.

1. Para que serve o novo cartão do Auxílio Brasil?

O cartão bancário Auxílio Brasil é um cartão para quem recebe o benefício por meio de conta poupança social digital. Com ele, é possível:

A realização de compras em estabelecimentos comerciais na função débito - o que favorece a utilização do benefício sem exigir o deslocamento das famílias para canais de pagamento;

O saque total ou parcial do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa e em bancos 24h.

2. É necessário solicitar o cartão bancário?

Não, o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.

A entrega é feita pelos Correios ao endereço da família informado no Cadastro Único. O cartão é encaminhado juntamente com o porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como:

Funcionalidades do cartão;

Como cadastrar a senha do cartão;

Condicionalidades do programa;

Calendário de pagamento do programa;

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa.

3. Que serviços bancários gratuitos o cartão oferece ao beneficiário?

O beneficiário que receba o Auxílio Brasil em conta poupança social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:

Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;

Até dois saques por mês em bancos 24h;

Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;

Transferências ilimitadas para contas da Caixa;

Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.


4. Todos os beneficiários do Auxílio Brasil irão receber o cartão?

Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, a princípio serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.

5. Como o beneficiário pode acompanhar o envio do cartão bancário?

Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências da Caixa.

6. Como cadastrar a senha do cartão bancário Auxílio Brasil ?

O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”. Veja aqui como acessar o Caixa Tem


7. Que informações estão presentes no cartão?


O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:

Identificação do Programa Auxílio Brasil;

Número do cartão;

NIS do Responsável Familiar (RF);

Nome do RF;

Validade do cartão;

Número da conta.

Na parte de trás:

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;

Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;

Bandeira do Caixa Aqui;

QR Code;

Bandeira do banco 24Horas; e

Bandeira da Elo ou Visa.

Por Renata Baptista, g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário