sexta-feira, junho 17, 2022

INSS: aposentados podem receber o 14° salário ainda em 2022?


Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão numa torcida geral para que seja aprovado o 14° salário. O Projeto de Lei – PL n° 4367/2020 espera por aprovação. O texté é de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) que, tudo indica, pode ir direto para votação no Senado Federal.

A promessa do 14° salário começou quando o Governo Federal, devido a pandemia do novo coronavírus, antecipou o pagamento do 13° salário dos aposetados do INSS, de agosto para abril. No ano passado e neste, o governo usou do mesmo expediente e adiantou o pagamento do abono natalino.

São três anos seguidos em que a antecipação do 13° vem acontecendo, que de acordo com o governo é uma forma de amenizar os impactos da pandemia na vida dos aposentados e pensionistas, que diferente de outros cidadãos, não receberam nenhuma ajuda financeira específica durante a crise sanaitária.
Novo projeto de Lei

Existe um outro projeto que também sugere a liberação do 14° salário do INSS. Ele foi apresentado em 18 de março de 2021. Trata-se do Projeto de Lei n° 5.641/2020, que tem como autor o deputado federal Aureo Ribeiro. Segundo o texto, o benefício seria pago em dobro para segurados e dependentes de RGPS até 2023.

Porém, os aposentados e pensionistas vão ter que esperar, 2022 é um ano eleitoral, uma aprovação de um Projeto de Lei, dificilmente irá acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário