segunda-feira, abril 18, 2022

Guerra na Ucrânia causou a morte de pelo menos dois mil civis, diz ONU



A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que pelo menos 2.072 civis morreram, e outros 2.818 ficaram feridos na guerra da Ucrânia

Nesta segunda-feira (18/4), o confronto completa 54 dias. A ONU alerta que os números reais poderão ser muito superiores.

Das vítimas confirmadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, 169 são crianças, e há também 270 menores entre os feridos.
Guerra

As forças russas não deram trégua e prosseguiram com os ataques massivos contra a Ucrânia. Mais de 300 mísseis, segundo o Exército de Vladimir Putin, foram disparados. Lviv e Lugansk registraram mortes. Kharkiv, Zaporizhzhia, Donetsk e Dnipro sofreram bombardeios.

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entidade militar liderada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Zelensky, em 24 de fevereiro.

A tensão no Leste Europeu voltou a subir após ao menos três ataques ucranianos contra o território russo. O país liderado por Putin, que havia prometido trégua a Kiev, voltou a bombardear a capital.

A escalada da violência também é influenciada pelo naufrágio do navio militar Moskva, maior embarcação de guerra russa no Mar Morto. A Ucrânia reivindicou o ataque.

Por Metrópoles


Nenhum comentário:

Postar um comentário