segunda-feira, outubro 04, 2021

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho faz referência ao Dia Mundial dos Animais, data que se comemora em 4 de outubro e homenageia o dia de São Francisco de Assis

A celebração é na mesma data que se homenageia o dia de São Francisco de Assis, santo da Igreja Católica que é considerado o Padroeiro dos Animais.


Fotos: Assis Ramalho/BlogAR






No dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais, data que incentiva a reflexão sobre como é importante cuidar da vida animal, em todas as suas formas.

Assim como procuramos garantir o bem-estar de um bichinho de estimação, é importante lutarmos pelas demais espécies.

Por que o dia 4 de outubro?


A celebração é na mesma data que se homenageia o dia de São Francisco de Assis, santo da Igreja Católica que é considerado o Padroeiro dos Animais.

Por isso, neste período muitas igrejas e paróquias organizam missas especiais, onde as portas são abertas para os donos levarem seus bichos de estimação e eles recebem uma benção.

O dia foi oficializado em 1931, durante uma convenção de ecologistas que aconteceu em Florença, na Itália. Com o intuito de conscientizar a sociedade sobre como as suas ações cotidianas impactam na qualidade de vida e preservação das espécies animais.

E a comemoração do Dia Mundial dos Animais se fortaleceu em 1978, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), decretou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, assinada em Bruxelas, na Bélgica.

O que significa a Declaração Universal dos Direitos dos Animais

Trata-se de um documento que afirma, em 14 artigos, os direitos de proteção e respeito aos animais, por parte do ser humano.

O preâmbulo, trecho que anuncia a Declaração, resume que:
Considerando que todo o animal possui direitos;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais.

Desse modo, entendemos o quanto a ação humana traz prejuízos à vida animal e o porquê conscientizar, tanto as crianças quanto os adultos, sobre a necessidade de zelar por todas as espécies animais, para garantir uma convivência em harmonia com a natureza.
Quem protege os animais

A proteção animal é um dos pilares muito discutido e estimulado no Dia Mundial dos Animais. Visto que tem como objetivo combater o tráfico ilegal de animais silvestres, os maus tratos, além de sensibilizar a população a respeito da vulnerabilidade de todas as espécies.

Milhares de instituições trabalham intensamente para garantir a segurança e o bem-estar dos animais, e muitas delas organizam ações no dia 4 de outubro para que todo possa contribuir de alguma maneira, como por exemplo:
Arrecadação de fundos para Ongs e abrigos;
Ações para doações de ração, itens de higiene, medicamentos, jornal e demais utensílios;
Promoção de feiras de adoção;
Organização de campanhas de vacinação e castração.

Você contribui com essas instituições ao participar das iniciativas que promovem e ao se cadastrar como voluntário.

Visto que estão sempre precisando de pessoas dispostas a ajudar nos resgates, na recuperação dos animais resgatados e na manutenção do espaço em que vivem.
Maus-tratos é crime: denuncie

Qualquer ato de crueldade contra os animais precisa ser denunciado. Bem como garante o artigo 32 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que estabelece penalidades para proteger o meio ambiente.

Os maus-tratos acontecem quando:

Há abandono do animal;
Em situação de ferimento, mutilação ou envenenamento;
O animal fica preso permanentemente em correntes;
É mantido em local pequeno e sem higiene;
Não existe abrigo contra o sol, chuva ou frio;
Deixa em lugar sem ventilação ou luz solar;
Não é alimentado nem recebe água todos os dias;
É negado atendimento veterinário ao animal doente ou machucado;
O animal é obrigado a trabalhar de forma excessiva ou mais do que sua força consegue;
Há uso de espécies em espetáculos, causando pânico ou estresse;
Ao capturar animais silvestres;
São promovidos eventos violentos, como brigas entre aves, cachorros, a farra do boi – evento em que o boi é solto e atiçado para avançar nas pessoas presentes, entre outros.

Cada vez mais as leis em defesa da vida animal vão ficando mais rígidas. Um exemplo é a lei 14.064/20, assinada em setembro de 2020, que prevê aumentar a pena para quem pratica atos de violência contra animais.

Sendo assim, o período de reclusão é de dois a cinco anos e ainda há multa e o autor é proibido de ter guarda animal.

Por isso, ao presenciar qualquer ato de crueldade, entre em contato com a Polícia Militar, pelo 190. No caso de situações que envolvam espécies silvestres e exóticas, é necessário acionar o Ibama.

E não precisa se preocupar, a denúncia é feita de maneira sigilosa. Dessa maneira, não é necessário expor os dados pessoais. Lembre-se: quando possível e em segurança, registre o ocorrido com fotos e vídeos para que as autoridades tenham ainda mais provas.
Conclusão

Vimos que o Dia Mundial dos Animais tem uma simbologia especial por valorizar toda e qualquer vida animal. E reforça a lição de casa que todo ser humano precisa fazer diariamente, que é proteger as espécies, sejam dos peludinhos com quem vivemos quanto dos que vivem em ambiente silvestre.

Mais do que isso, cabe a cada um conscientizar adultos, crianças e adolescentes sobre a importância de zelar pela vida animal. Afinal, cuidar de um animal é uma maneira de demonstrar amor e compaixão pelo próximo.



Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Fonte: CASHME

Nenhum comentário:

Postar um comentário