quinta-feira, setembro 23, 2021

Evento on-line sobre mudanças climáticas e bioma Caatinga está nos últimos dias de inscrições gratuitas

Evento on-line sobre mudanças climáticas e bioma Caatinga está nos últimos dias de inscrições gratuitas

Estão abertas até o dia 27 de setembro as inscrições gratuitas para a edição on-line do VI Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido brasileiro. Nesta edição, o evento será realizado em conjunto com o III Simpósio do Bioma Caatinga e VII Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, no período de 28 a 30 de setembro.

O evento já conta com cerca de 1.500 participantes e é aberto para pesquisadores e profissionais das diversas áreas relacionadas aos temas abordados, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais e todos os demais interessados. Para se inscrever, basta entrar no site www.smud-sibic-wsmc.com.br/inscricao e preencher o formulário.

Durante os três dias, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir questões essenciais para o desenvolvimento sustentável no Semiárido frente às mudanças climáticas. A programação conta com uma rica diversidade de temas, que vão desde o monitoramento até as medidas, ferramentas e experiências de mitigação dos efeitos desse fenômeno e de adaptação aos cenários futuros.

Francislene Angelotti, pesquisadora e presidente da comissão organizadora do evento, explica a escolha dos temas que serão tratados: “Nós queremos reunir especialistas para discutir quais ações foram feitas, quais os desafios que ainda temos nessa área de proteção ambiental e desenvolvimento econômico, e quais as inovações que podem ser adotadas como medidas de adaptação às mudanças climáticas”.

Em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento foi adaptado para o formato on-line, e será realizado por meio de plataforma digital, em que os participantes assistem às apresentações em formato de videoconferências, e poderão interagir com os palestrantes por meio de chat.

O evento contará com três mesas redondas, sendo uma em cada manhã. Durante todas as tardes serão realizados três workshops, que ocorrerão simultaneamente, e o participante poderá escolher conforme suas áreas de interesse. Ao todo, serão proferidas mais de 30 palestras.

Haverá, ainda, a apresentação de 220 trabalhos científicos submetidos ao evento. E também será lançado o livro “A ação pública de adaptação da agricultura à mudança climática no Nordeste brasileiro”, organizado pela Rede Franco-Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Semiárido (ReFBN) e Rede PP-AL. O lançamento ocorre na abertura do workshop “Inovações na agricultura como medida de mitigação e adaptação”, na tarde do dia 30.

A programação completa pode ser acessada no site www.smud-sibic-wsmc.com.br. O evento é uma realização da Embrapa Semiárido e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido, da Universidade de Pernambuco (UPE), com patrocínio da Bayer.

Serviço:

O que: VI Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido brasileiro, III Simpósio do Bioma Caatinga e VII Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga

Quando: 28 a 30 de Setembro de 2021

Onde: On-line

Quanto: Gratuito

Inscrição e programação: www.smud-sibic-wsmc.com.br

Embrapa Semiárido
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Petrolina/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário